Começou na tarde desta quinta-feira (16) o velório do ex-governador Amazonino Mendes. Ele faleceu no domingo (12), em São Paulo, aos 83 anos. Com o caixão fechado e coberto com a bandeira do estado, a cerimônia acontece no hall do Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, até a manhã de sábado (18).
O caixão chegou ao local no início da tarde, quando iniciaram as primeiras homenagens de parentes, amigos do ex-governador e autoridades. Políticos, como o governador Wilson Lima, e o prefeito de Manaus, David Almeida, também participaram do início da cerimônia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/Z/U/m2qcfXRhyH1Z3xxhKHmQ/velorio-amazonio-matheus-castro-1-.jpeg)
Uma fila foi formada do lado de fora do teatro, mas somente às 17h30 as pessoas tiveram acesso ao hall para se despedir do político. A previsão é que o local fique aberto em regime de 24 horas para receber o público.
A visitação se encerrará às 5h da manhã do sábado. No entanto, para ter acesso ao funeral na madrugada do último dia é necessário estar na fila até meia-noite de sábado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/9/B/WdqFCWSKm9d3aTA8k32w/coroas-amazonino.jpeg)
Na manhã de sábado, será realizado, às 8h, um culto reservado à família, seguido pela solenidade de honras militares.
A saída do cortejo acontecerá às 9h, com passagem pelo Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro; primeira unidade da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), situada na Avenida Leonardo Malcher; sede do Governo, Avenida Brasil, e segue para solenidade de cremação reservada à família.
Acesso para população
A fila de acesso ao funeral será formada na lateral do Teatro Amazonas, com entrada pela porta da lojinha, ao lado da Rua José Clemente, e saída pela porta da bilheteria (jardim do teatro).
A população que for ao local, também vai poder acompanhar o funeral a partir de dois telões posicionados no Largo de São Sebastião.
Para a realização da solenidade, o Governo do Estado disponibilizará tendas para a formação de fila de visitação do público, ambulâncias, equipes de enfermagem e do Corpo de Bombeiros e agentes das forças de segurança pública, que atuarão nas imediações. Haverá, ainda, distribuição de água.
FONTE: Por G1 AM