Um ataque de abelhas assustou moradores do bairro Santa Clara, em Parintins, município do Amazonas, na tarde de sábado (21). Galinhas e cachorros foram mortos durante o ataque do enxame.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), as abelhas são do tipo africana, conhecidas por serem uma das mais perigosas da espécie. Uma ventania derrubou o galho de uma árvore, em que os insetos haviam construído colmeias.
Por conta da ação da natureza, o enxame se espalhou e invadiu as residências da região. Vários moradores foram picados, mas sem ferimentos graves.
No entanto, diversas galinhas e um cachorro, sofreram ferroadas e não resistiram.
A aposentada Zeila Pedreno disse que conseguiu se proteger, mas perdeu uma galinha e por pouco não perdeu o cachorro de estimação durante o ataque.
“Foi um desespero. Tivemos que fechar todas as janelas e portas. Meu filho teve que fazer uma fumaça aqui. Foi quando amenizou mais”, disse Zeila.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/h/T/gEI1ZVQsuSWvBnnXaJcw/ataque-de-abelhas-em-parintins-1.jpeg)
Já o aposentado Manoel Jesus, perdeu três galinhas e não conseguiu salvar o cão da família. Ele ainda guarda os ferrões das abelhas retirados do cão e da única galinha que sobreviveu.
Apesar dos susto, nenhuma pessoa ficou ferida gravemente. O corpo de bombeiros foi acionado e realizou o procedimento para a remoção dos insetos. Por conta do risco, a colmeia precisou ser exterminada.
“O risco é potencial e pode acontecer. As abelhas não atacam de iniciativa própria. Elas sempre estão se protegendo. Para os proprietários de residências e terrenos que não estão em uso, providenciar uma limpeza, ou manutenção periódica para evitar esse tipo de proliferação”, informou o tenente Pinheiro, do Corpo de Bombeiros.
Moradores da região informaram à Rede Amazônica que o local permanece com muitas abelhas. A Secretaria de Meio Ambiente de Parintins informou que já foi notificada e vai enviar equipes para verificar o local.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente de Parintins, o terreno pertence à uma igreja do município e os proprietários já providenciaram uma manutenção no local.
FONTE: Por G1 AM