Início Destaques Lula considera anunciar na COP27 cargo de Autoridade para Mudanças Climáticas

Lula considera anunciar na COP27 cargo de Autoridade para Mudanças Climáticas

Função foi sugerida pela deputada eleita Marina Silva (Rede-SP); ideia é que cargo tenha mandato de quatro anos e seria responsável pela coordenação das políticas públicas focadas no Meio Ambiente

0

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) considera anunciar na COP27, realizada no Egito, a criação do cargo de Autoridade Nacional sobre Mudanças Climáticas.

O posto foi sugerido pela deputada eleita Marina Silva (Rede-SP) e teria como função coordenar no país e no exterior políticas públicas de preservação do meio ambiente.

Segundo aliados do petista, a ideia é que o cargo tenha um mandato de quatro anos com possibilidade de recondução, nos moldes do presidente do Banco Central, e seja nomeado pela Presidência da República.

Para exercê-lo, no entanto, seria necessário que um congressista nomeado abrisse mão de seu mandato, o que seria o caso de uma eventual indicação de Marina.

Por isso, caso a deputada eleita não aceite a função, dirigentes petistas defendem a nomeação da bióloga Izabella Teixeira, que foi ministra do Meio Ambiente durante o governo de Dilma Rousseff.

Para a COP27, Lula deve ser acompanhado por uma comitiva com as presenças, por exemplo, dos senadores Simone Tebet (MDB-MS) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e tanto de Marina como de Izabella.

Além de anúncios de equipe de governo, o presidente eleito também avalia anúncio da antecipação da meta para o fim do desmatamento ilegal no Brasil.

A última promessa, firmada na COP26, era de acabar com o desmatamento ilegal até 2028.

FONTE: Por CNN/Foto:REUTERS/Mariana Greif

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui