Em pronunciamento nas redes sociais, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Jorge Lins, divulgou orientações sobre o segundo turno das eleições. “Não se deixe influenciar por notícias falsas”, disse. No domingo (30), os eleitores do estado vão votar para governador e presidente da República.
A declaração de Jorge Lins foi publicada nos perfis do TRE-AM nas redes sociais, na quinta-feira (27).
O desembargador também afirmou que quem estiver com o título de eleitor regularizado e não votou no primeiro turno, pode votar normalmente no domingo.
“É importante destacar que o segundo turno é uma nova eleição, e mesmo que você não tenho votado no primeiro turno, compareça a sua seção eleitoral e exerça com consciência o seu direito de voto. Fique atento aos horários de abertura e fechamento de portões, convém lembrar que os horários serão os mesmos do primeiro turno”, afirmou Jorge Lins.
Assim como no primeiro turno, a votação ocorrerá simultaneamente em todo o país. Na maior parte do Amazonas, os eleitores poderão ir às urnas das 7h às 16h. A exceção é para os municípios do sudoeste do estado, cuja votação ocorrerá das 6h às 15h.
O presidente do TRE-AM também destacou a importância do voto com responsabilidade.
“Não se deixe influenciar por notícias falsas ou distorcidas. Neste domingo, vote com a liberdade que conquistamos e com a responsabilidade que precisamos”, concluiu Lins.
Governo do Amazonas
Neste segundo turno, os amazonenses vão escolher entre Eduardo Braga (MDB) e Wilson Lima (UB) para comandar o estado pelos próximos quatro anos.
No primeiro turno, o candidato à reeleição Wilson Lima recebeu 42,82% dos votos, seguido de Braga, que obteve 20,99%. Está é a quarta vez que as eleição ao governo estadual é decidida em segundo turno, o mesmo ocorreu em 2014, 2017 (eleição suplementar) e 2018.
Segundo a Justiça Eleitoral, no dia 2 de outubro, 532.612 pessoas não compareceram aos locais de votação. O número equivale a uma taxa de abstenção de 20,01% entre todo o eleitorado.
Presidência
Os eleitores amazonenses também votarão para o cargo de presidente da República, disputado entre Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
No primeiro turno, Lula foi o primeiro colocado no Amazonas, com 49,58% dos votos, seguido por Jair Bolsonaro, que recebeu 42,80%.
Nos votos totais de todo o país, Lula foi ao segundo turno com 48,43%, e Bolsonaro com 43,20%.
FONTE:Por G1 AM/Foto:Reprodução/Instagram.