Início Destaques ‘Não se deixe influenciar por notícias falsas’, diz presidente do TRE sobre...

‘Não se deixe influenciar por notícias falsas’, diz presidente do TRE sobre segundo turno no AM 

No domingo (30), os eleitores do Amazonas vão votar para escolher governador e presidente da República.

0

Em pronunciamento nas redes sociais, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Jorge Lins, divulgou orientações sobre o segundo turno das eleições. “Não se deixe influenciar por notícias falsas”, disse. No domingo (30), os eleitores do estado vão votar para governador e presidente da República. 

A declaração de Jorge Lins foi publicada nos perfis do TRE-AM nas redes sociais, na quinta-feira (27). 

O desembargador também afirmou que quem estiver com o título de eleitor regularizado e não votou no primeiro turno, pode votar normalmente no domingo. 

“É importante destacar que o segundo turno é uma nova eleição, e mesmo que você não tenho votado no primeiro turno, compareça a sua seção eleitoral e exerça com consciência o seu direito de voto. Fique atento aos horários de abertura e fechamento de portões, convém lembrar que os horários serão os mesmos do primeiro turno”, afirmou Jorge Lins. 

Assim como no primeiro turno, a votação ocorrerá simultaneamente em todo o país. Na maior parte do Amazonas, os eleitores poderão ir às urnas das 7h às 16h. A exceção é para os municípios do sudoeste do estado, cuja votação ocorrerá das 6h às 15h.

O presidente do TRE-AM também destacou a importância do voto com responsabilidade. 

“Não se deixe influenciar por notícias falsas ou distorcidas. Neste domingo, vote com a liberdade que conquistamos e com a responsabilidade que precisamos”, concluiu Lins. 

Governo do Amazonas

Neste segundo turno, os amazonenses vão escolher entre Eduardo Braga (MDB) e Wilson Lima (UB) para comandar o estado pelos próximos quatro anos.

No primeiro turno, o candidato à reeleição Wilson Lima recebeu 42,82% dos votos, seguido de Braga, que obteve 20,99%. Está é a quarta vez que as eleição ao governo estadual é decidida em segundo turno, o mesmo ocorreu em 2014, 2017 (eleição suplementar) e 2018. 

Segundo a Justiça Eleitoral, no dia 2 de outubro, 532.612 pessoas não compareceram aos locais de votação. O número equivale a uma taxa de abstenção de 20,01% entre todo o eleitorado. 

Presidência

Os eleitores amazonenses também votarão para o cargo de presidente da República, disputado entre Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). 

No primeiro turno, Lula foi o primeiro colocado no Amazonas, com 49,58% dos votos, seguido por Jair Bolsonaro, que recebeu 42,80%. 

Nos votos totais de todo o país, Lula foi ao segundo turno com 48,43%, e Bolsonaro com 43,20%.

FONTE:Por G1 AM/Foto:Reprodução/Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui