Início Destaques É #FAKE que vídeo prove fraude na 1ª Zona Eleitoral de Manaus 

É #FAKE que vídeo prove fraude na 1ª Zona Eleitoral de Manaus 

Mulher que aparece em vídeo não conseguiu votar no primeiro momento porque outra eleitora deixou digital no local onde ela assinaria. A Justiça Eleitoral verificou a situação, a eleitora votou normalmente e, depois, fez outro vídeo para esclarecer episódio.

0
Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

Circula nas redes sociais um vídeo em que uma eleitora da seção 844, da 1ª Zona Eleitoral de Manaus (AM) diz que não conseguiu votar no primeiro turno. O locutor do vídeo afirma que foi constatada fraude nas eleições em 2022 em Manaus. É #FAKE. 

No vídeo, a mulher diz: “Cheguei de uma reunião pra votar agora e alguém votou no meu lugar. Inclusive a digital não confirma que é minha. Portanto, eu exijo que pare essa seção, que anule essa seção, para que recomece e que eu vote”. Uma outra mulher diz: “E ela não vai fazer isso porque hoje eu estou aqui como delegada do PL, e a gente já paralisou a seção. Ninguém mais vota até que a Polícia Federal resolva esse problema. Brasil é Brasil. A gente tem que exercer o nosso poder de votação.” 

Além disso, o locutor do vídeo diz: “Bem, pessoal, esse fato aconteceu aqui no prédio da Uninorte, na seção 844 da 1ª zona aqui no Centro de Manaus, onde uma eleitora foi votar e já havia na urna como se ela tivesse votado. Sim, foi constatado fraude nas eleições de 2022 em Manaus”. 

O vídeo, porém, não prova que houve fraude. O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas explica que uma eleitora analfabeta, cujo nome ficava logo abaixo ao da mulher que aparece no vídeo, deixou a digital acima do local indicado no caderno de votação. 

Ao constatar o problema, servidores do cartório eleitoral verificaram que a eleitora da filmagem ainda não tinha votado e foram até a casa dela para esclarecer a situação e levá-la de volta à seção eleitoral. Ela votou normalmente e gravou outro vídeo para esclarecer a situação. 

“Consegui votar. Eu quero assim, em primeira mão, agradecer a responsabilidade, o compromisso e a transparência do TSE. Eles averiguaram a minha situação, se disponibilizaram, me trouxeram da minha residência e eu já votei. Muito obrigado ao TSE.”

FONTE: Por G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui