Pelo menos 71 pessoas morreram quando o barco imigrante em que estavam a bordo afundou na costa síria depois de partir do Líbano no início desta semana, disse o ministro dos Transportes libanês, enquanto as operações de busca continuavam nesta sexta-feira (23).
É a viagem mais mortal até agora do Líbano, onde o crescente desespero econômico levou muitos a sair em barcos muitas vezes frágeis e superlotados na esperança de chegar à Europa.
As autoridades sírias começaram a encontrar corpos na costa de Tartus na tarde de quinta-feira. O Ministério dos Transportes da Síria citou sobreviventes dizendo que o barco partiu da região de Minyeh, no norte do Líbano, na terça-feira, com entre 120 e 150 pessoas a bordo, com destino à Europa.
A família de Mustafa Misto, um libanês que estava no barco com sua esposa e três filhos pequenos, estava recebendo condolências em seu apartamento no bairro pobre de Bab Al-Ramel, na cidade de Trípoli.
“Não temos ninguém além de Deus”, gritou um parente idoso enquanto as pessoas prestavam seus respeitos.
O ministro libanês dos Transportes, Ali Hamiye, disse que 20 sobreviventes estavam sendo tratados em hospitais sírios, a maioria deles sírios — cerca de 1 milhão dos quais vivem no Líbano como refugiados.
FONTE: Por CNN/Foto:REUTERS/Mohamed Azakir