Após o acidente que deixou 23 integrantes da Ciranda Flor Matizada feridos no último domingo (28), a Comissão Organizadora e a Comissão Julgadora do Festival de Cirandas de Manacapuru decidiram, na tarde desta segunda-feira (29), que a 24ª edição do evento não terá o título de campeão, deixando de assumir o âmbito competitivo.
As notas dos jurados da apresentação da Ciranda Guerreiros Mura da sexta-feira (26), Ciranda Tradicional do sábado (27), além da Ciranda Flor Matizada, foram incineradas no 9° Batalhão de Polícia Militar, em Manacapuru.
A decisão desfaz ainda o título de honra previsto para a Tradicional, que não conseguiu concluir a apresentação que foi interrompida após forte chuva.
Em documento, a Comissão de Jurados e a Comissão Organizadora do festival presta os profundos sentimentos e demonstração de respeito à comunidade artística da região.
Perícia
O Departamento de Polícia Técnico-Científica do Amazonas (DPTC-AM) está investigando as causas do acidente que deixou 23 feridos no Festival de Cirandas de Manacapuru.
De acordo com a diretora do DPTC, Margarete Vidal, foi constatado uma deformidade na estrutura do guindaste, mas ainda não é possível esclarecer a causa do acidente. O parecer definitivo sobre o que causou o acidente deve sair em 10 a 15 dias.
“O que podemos afirmar no momento é que houve uma deformidade da extremidade do guindaste que segurava aquela estrutura que caiu. Diante do que for encontrado hoje talvez seja necessário agregar mais peritos”, disse Margarete.
FONTE: Por G1 AM/Foto: Divulgação/Secom