Após o período de candidaturas para as Eleições de 2022 ter chegado ao fim em 15 de agosto, Manaus registra mudança em parte do secretariado. Agora, as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa); da Mulher e Assistência Social e Cidadania (Semasc) têm novos nomes no comando.
A vice-presidência da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) também mudou.
Confira as mudanças no secretariado de Manaus
Semsa
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/T/n/IfK0X4QQi6OCYfKuNGlw/52306700708-f8b72fed73-c.jpg)
A primeira troca, a da Dra. Shádia Fraxe, já está publicada em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) de segunda-feira (22). A decisão recolocou a médica como titular da Semsa, após quatro meses de afastamento por conta da legislação eleitoral.
Shádia assume o lugar do médico Djalma Coelho, que ficou como titular da secretaria durante o período em que ela esteve afastada. O ex-secretário retornará ao comando da Subsecretaria de Gestão da Saúde (SUBGS), cargo que ocupava antes de assumir a Semsa.
Semasc
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/T/r/bWv1LARGatNi8fQIRD7Q/semasc.jpeg)
Com a saída de Jane Mara Moraes da titularidade da Semasc, Eduardo Lucas, que atuava como subsecretário Operacional e de Assistência Social, assume o cargo. A nomeação foi publicada no Diário Oficial, na segunda-feira (22).
O novo secretário estará à frente do desenvolvimento das políticas da assistência social, da mulher, dos direitos humanos e segurança alimentar, além do trabalho de transição da Subsecretaria Municipal de Esporte para a recém-criada Fundação Manaus Esporte (FME).
Manauscult
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/F/M/tBKuhYQF6DBURODV5HmQ/oreni-braga.jpeg)
Com a saída de Cristian Pio Ávila da vice-presidência da Manauscult, Oreni Braga assume o cargo. A nomeação da especialista em Ecoturismo foi publicada no caderno 1 do DOM de segunda-feira.
Oreni, que é militante do setor turístico, atuava como diretora de Turismo na fundação municipal desde janeiro de 2021.
Retorno aos cargos
Durante o período de pré-candidaturas, cinco gestores se afastaram das secretarias municipais para as Eleições de 2022. Na ocasião, oito pastas ganharam novos gestores municipais.
De acordo com a legislação eleitoral, os secretários que pretendiam concorrer à eleição tinham até o dia 2 de abril para deixar o cargo. A lei determina que candidatos devem sair de suas pastas seis meses antes do pleito – que ocorrerá no primeiro fim de semana de outubro.
Dos cinco candidatos que se afastaram, dois concorrem a cargos nestas eleições:
- Pauderney Avelino, que deixou a Secretaria Municipal de Educação (Semed), para concorrer a uma vaga de deputado federal; e
- Tadeu de Souza, que deixou a Casa Civil e virou candidato a vice-governador na chapa de Wilson Lima, que tenta reeleição.
Os outros três ex-secretários que se afastaram não estão concorrendo como candidatos no pleito deste ano. São eles:
- Sabá Reis, que se afastou do cargo de titular da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) e se filiou ao partido Avante;
- Marcos Rotta, vice-prefeito de Manaus, que também era responsável pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf);
- Shádia Fraxe, que deixou a secretaria de saúde no período da desincompatibilização e retornou ao cargo na segunda-feira (22).
O g1 questionou a Prefeitura de Manaus, se além de Shádia, os outros dois ex-secretários irão retornar aos cargos nos próximos dias, e aguarda resposta.
FONTE: Por G1 AM