Início Brasil Parte da perícia em materiais encontrados em área de busca no AM...

Parte da perícia em materiais encontrados em área de busca no AM deve ser concluída nesta quarta, diz PF

Materiais encontrados durante buscas em Atalaia do Norte foram encaminhados para análise em Manaus.

0
Lancha passou por perícia em Atalaia do Norte, no Amazonas. — Foto: Michel Castro/Rede Amazônica

Parte da perícia em materiais encontrados na área onde o indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips desapareceram no Amazonas deve ser concluída nesta quarta-feira (15), segundo a Polícia Federal (PF).

Bruno e Dom estão desaparecidos desde o dia 5 de junho. Nesta quarta-feira (15), as buscas completam 11 dias – 10 pelas autoridades oficiais.

Nessa terça-feira (14), a polícia prendeu Oseney da Costa de Oliveira, de 41 anos, conhecido como ‘Dos Santos’. Ele é irmão de Amarildo da Costa Oliveira, o ‘Pelado’, preso anteriormente. Os dois são investigados pelo desaparecimento de Bruno e Dom. Oseney vai ser interrogado e encaminhado para uma audiência de custódia na Justiça de Atalaia do Norte, segundo a PF.

Em nota, a PF informou que a “conclusão de parte das análises periciais” deve sair ainda nesta quarta. O órgão não especificou quais resultados serão divulgados.

Há diferentes materiais em análise. Entre os itens periciados estão pertences dos dois desaparecidos, como roupas. As equipes de buscas também encontraram uma lona com manchas de sangue, além de “material orgânico possivelmente humano”.

Todos os materiais foram encontrados na área de busca em Atalaia do Norte e encaminhados para análise em Manaus.

Materiais enviados para perícia

Na sexta-feira (10), as equipes de buscas encontraram um “material orgânico aparentemente humano”, no rio, em uma área perto do porto de Atalaia do Norte.

O material encontrado foi encaminhado para análise pericial pelo Instituto Nacional de Criminalística da PF, assim como as amostras de sangue encontradas na embarcação de Amarildo da Costa de Oliveira, 41 anos, conhecido como “Pelado”, investigado pelo desaparecimento da dupla.

Já no domingo (12), foram encontrados outros objetos nas áreas de busca. Segundo a PF, foram encontrados:

  • um cartão de saúde em nome de Bruno Pereira;
  • uma calça preta de Bruno;
  • um chinelo preto de Bruno;
  • um par de botas de Bruno;
  • um par de botas de Dom Phillips;
  • uma mochila de Dom contendo roupas pessoais.

Além disso, uma nova embarcação foi encontrada na mesma região por equipes da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja). O item foi encaminhado para a Polícia Federal.

Nessa terça, um remo e cartuchos de arma de fogo foram apreendidos durante as buscas.

Linha do tempo
Indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips sumiram no dia 5 de junho.  — Foto: TV Globo/Reprodução
Indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips sumiram no dia 5 de junho. — Foto: TV Globo/Reprodução
  • Dia 5/6 (domingo) – Bruno e Phillips foram vistos pela última vez quando chegaram na comunidade São Rafael por volta das 6h. De lá, eles partiram rumo à cidade de Atalaia do Norte, viagem que dura aproximadamente duas horas, mas não chegaram ao destino.
  • Dia 7/6 (terça-feira) – a Polícia prendeu Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como “Pelado”. Durante buscas na casa dele, policiais militares encontraram uma porção de droga, além de munição de uso restrito das Forças Armadas. Na ocasião, também foi apreendida a lancha usada por ele. No domingo, dia em que o indigenista e o jornalista desapareceram, ele foi visto por ribeirinhos passando no rio logo atrás da embarcação dos dois, no trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte.
  • Dia 8/6 (quarta-feira) – Uma testemunha ouvida pela Polícia disse que viu Amarildo e uma segunda pessoa na lancha no dia em que a dupla desapareceu.
  • Dia 9/6 (quinta-feira) – A prisão temporária dele foi decretada pela Justiça na quinta (9) e amostras do sangue encontrado na lancha foram encaminhadas para Manaus, onde passam por análise.
  • Dia 10/6 (sexta-feira) – Equipes que fazem buscas pelo indigenista e pelo jornalista britânico encontraram “material orgânico aparentemente humano”, no rio, próximo ao porto de Atalaia do Norte. De acordo com a nota, divulgada pela Polícia Federal (PF), o material encontrado foi encaminhado para análise pericial pelo Instituto Nacional de Criminalística da PF.
  • Dia 12/6 (domingo) – A Polícia Federal encontrou um cartão de saúde com nome de Bruno e outros itens dele e de Dom Phillips. Durante a tarde, os bombeiros disseram ter encontrado uma mochila, um notebook e um par de sandálias na área onde são feitas as buscas pelo jornalista inglês e pelo indigenista no interior do Amazonas. Já os indígenas afirmaram que também encontraram uma nova embarcação na área de buscas.
  • Dia 13/6 (segunda-feira) – A mulher do jornalista britânico, Alessandra Sampaio, disse que os corpos dele e do indigenista foram encontrados. Mas, as autoridades que atuam nas buscas, lideradas pela Polícia Federal (PF), não confirmam a informação.
  • Dia 14/6 (terça-feira) – A Polícia Civil informou ao g1 que já ouviu nove pessoas no inquérito que investiga os sumiços, sendo oito testemunhas e um suspeito, o “Pelado”. A mulher dele também foi ouvida, mas não quis comentar sobre o caso.
  • Em nota encaminhada na noite de terça, a Polícia Federal confirmou a prisão temporária de Oseney da Costa de Oliveira, de 41 anos, conhecido como “Dos Santos”. Ele é irmão de “Pelado” e o segundo suspeito preso por envolvimento no desaparecimento de Dom e Bruno.
  • Ainda durante as ações da PF realizadas na terça, um remo e cartuchos de arma de fogo foram apreendidos durante as buscas.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui