Início Amazonas Indigenista desaparecido alertou no ano passado sobre aumento de invasões no Vale...

Indigenista desaparecido alertou no ano passado sobre aumento de invasões no Vale do Javari, no AM

Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips estão sumidos há mais de três dias, quando navegavam pelos rios da reserva indígena.

0
FOTO: Reprodução

Desaparecido desde domingo (5), o indigenista Bruno Araújo Pereira alertou, em dezembro do ano passado, sobre o aumento de invasões na região da Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. Ele fez o alerta durante o lançamento de um projeto para monitorar a região.

Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips estão desaparecidos há mais de três dias, quando navegavam pelos rios da reserva indígena. Eles foram vistos pela última vez na comunidade São Rafael, por volta das 6h de domingo.

O Vale do Javari, que é a segunda maior reserva indígena do país, é palco de conflitos típicos da região: tráfico de drogas, roubo de madeira e avanço do garimpo ilegal.

Na época do lançamento do projeto de monitoramento, em dezembro de 2021, Bruno Pereira já chamava a atenção para o perigo dos intensos conflitos registrados na região.

“Trabalho lá há 11 anos e nunca vi uma situação tão difícil. Os indígenas dizem que hoje a quantidade de invasões é comparável à do período anterior à demarcação. Por isso é absolutamente necessário que os indígenas busquem suas formas de organização, montando um esquema de monitoramento capaz de frear conflitos violentos”, diz o indigenista Bruno Pereira, coordenador técnico da Univaja para o projeto”, afirmou Pereira.

O indigenista participou da elaboração do projeto para equipar e treinar indígenas a defenderem seus próprios territórios.

A iniciativa foi coordenada pela Organização Não-governamental (ONG) WWF-Brasil e da União dos Povos Indígenas do Parque do Javari (Univaja).

O projeto angariou fundos e adquiriu drones, computadores e recursos para preparar capacitação dos indígenas em relação ao monitoramento por meio da tecnologia.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui