Início Manaus Manaus vai intensificar vacinação infantil contra a Covid na zona urbana e...

Manaus vai intensificar vacinação infantil contra a Covid na zona urbana e rural

0
Vacinação de crianças em Manaus — Foto: Divulgação

Medida tem o objetivo de acelerar a vacinação infantil e garantir maior segurança na volta às aulas presenciais. Expectativa é vacinar 20 mil crianças.

A partir de quarta-feira (9), a vacinação infantil contra a Covid-19 será intensificada em Manaus. A prefeitura pretende fazer a busca ativa do público de 5 a 11 anos, com oferta também de transporte e ampliação dos pontos de atendimento na área urbana e rural.

A medida tem o objetivo de acelerar a vacinação infantil e garantir maior segurança na volta às aulas presenciais.

Nesta segunda-feira (7), uma reunião entre o prefeito David Almeida, incluindo técnicos e gestores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e das secretarias de Educação do município (Semed) e do Estado (Seduc) definiu os detalhes da campanha.

No sábado, o atendimento do público infantil será ampliado com o funcionamento de 20 pontos de vacinação, das 9h às 16h.

Neste dia, estarão abertos os cinco pontos estratégicos da Semsa: Studio 5, parque Cidade da Criança, Clube do Trabalhador Sesi, Centro de Convivência Magdalena Arce Daou e shopping Manaus Via Norte, além de outras cinco unidades de ensino da Seduc e nove da Semed (cinco na área urbana e quatro na área rural).

Zona rural

A vacinação nas comunidades terrestres e ribeirinhas será intensificada de quarta-feira a sábado (12), quando quatro unidades de ensino da rede municipal serão pontos de referência para a vacinação das crianças da zona rural de Manaus.

Para facilitar o acesso das crianças aos locais de vacinação, Semed e Seduc colocarão o transporte escolar à disposição da mega-ação. Na área rural, a Semed utilizará, além de ônibus, as lanchas escolares utilizadas para o trajeto entre comunidades via fluvial.

A abertura oficial da vacinação rural será feita na comunidade Bela Vista do Jaraqui, na calha do rio Negro, onde a escola municipal Divino Espírito Santo servirá de referência para o atendimento das aproximadamente 1,5 mil crianças que residem no local e nas 30 comunidades do entorno.

Ao mesmo tempo, a vacinação ribeirinha terá o reforço da escola Nossa Senhora de Nazaré, no assentamento Nossa Senhora de Nazaré, na calha do rio Amazonas, que fará o atendimento das 20 comunidades próximas, onde residem em torno de 1 mil crianças de 5 a 11, de acordo com a chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, Rosa Denise Diniz Pereira.

Na área rural terrestre, outras duas escolas – a Neuza dos Santos e a Abílio Alencar – servirão de unidades de apoio para a vacinação, atendendo as comunidades da BR-174 (Manaus – Boa Vista) e da AM-010 (Manaus – Itacoatiara), onde estão distribuídas 16 comunidades, com aproximadamente 4 mil crianças na faixa etária contemplada pela campanha.

Números

A expectativa é vacinar aproximadamente 20 mil crianças.

Desde o início da campanha, em 17 de janeiro, foram aplicadas 44,8 mil doses no público infantil. A meta é alcançar 90% da população de 5 a 11 anos, estimada pelo Ministério da Saúde em 260 mil crianças.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui