Dados são da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
O Amazonas registrou, de 1º de janeiro a 3 de fevereiro deste ano, 152 mortes causadas pela Covid-19. Desse total, 62,5% eram de pessoas não vacinadas contra a doença ou com o esquema vacinal incompleto. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) divulgados na segunda-feira (6).
Dos 152 óbitos confirmados, 35 (23,02%) são de pacientes que não tomaram nenhuma dose dos imunizantes disponíveis; 60 (39,5%) são de pacientes com esquema vacinal desatualizado, ou seja, com a aplicação de doses atrasadas; e 57 (37,5%) são de pacientes com esquema vacinal atualizado.
Entre os 57 óbitos registrados de pessoas com esquema vacinal atualizado, 54 apresentaram alguma comorbidade, como: asma, doença hematológica crônica, HAS, doença renal crônica, cardiopatia, epilepsia, síndrome de Down, pneumopatia crônica, HIV, doença neurológica crônica, imunodeficiência, doença de Parkinson e obesidade e neoplasia metastática.
Para o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, os dados mostram a eficácia dos imunizantes e ele reforçou a necessidade das pessoas que ainda não se vacinaram, que procurem de imediato a proteção.
“O levantamento comprova que a vacinação contra a Covid-19 é decisiva para definir o agravamento do paciente, se ele terá sintomas leves ou precisará ser internado em um leito clínico ou de UTI. Além disso, a comorbidade continua sendo um agravante e aumenta o risco de o paciente evoluir a óbito”, afirmou.
FONTE: Por G1 AM