Espaço aberto como medida emergencial ficou lotado com pessoas com síndromes gripais. Amazonas enfrenta nova explosão de casos de Covid, com mais de 2 mil confirmados só na quinta-feira (13).
Um balanço preliminar da Prefeitura de Manaus mostra que do total de exames realizados no Centro Municipal de Testagem para Covid, de quarta-feira (12) até às 13h dessa quinta-feira (13), 22,5% tiveram resultado positivo e 77,5%, resultado negativo.
Os percentuais demonstram que 683 casos foram confirmados para a doença, enquanto 2.349 foram descartados.
Atualmente, o Amazonas enfrenta uma nova explosão de casos de Covid-19, causada, sobretudo, pela variante ômicron. Na terça e quarta (11 e 12), foram registrados mais mil novos casos de Covid. Nesta quinta, foram mais de 2 mil novos casos. O número de vidas perdidas, desde o começo da pandemia, passa de 13,8 mil.
Com o aumento, o medo de uma nova crise reativa as restrições. Eventos com mais de 200 pessoas foram cancelados, além de blocos carnavalescos e até cruzeiros.
Aberto como medida emergencial, o Centro de Testagem foi responsável pela coleta de 3.032 amostras nas primeiras 14 horas de atividades.
Além do teste rápido de antígeno, os que buscaram o espaço, localizado no Studio 5 Centro de Convenções, no Japiim, zona Sul, receberam orientação médica e os remédios prescritos para o controle dos sintomas.
Os que tiveram resultado negativo para Covid-19, foram orientados a seguir o protocolo de tratamento da influenza.
Para a titular da Semsa, Shádia Fraxe, o resultado da testagem é um indicador a mais a ser considerado na análise diária do cenário epidemiológico da cidade.
“As pessoas que tiveram confirmação para Covid-19 foram orientadas a seguir em isolamento, o que contribui para a reduzir a circulação do vírus e evitar a propagação da doença”, observa.
Centro de Testagem lotado
Nesta quinta-feira (13), o serviço continuou a registrar alta demanda, como já havia ocorrido no dia anterior, quando o atendimento se estendeu até quase meia-noite, para garantir que todos os que foram ao Studio 5 fossem submetidos ao teste.
No primeiro dia de funcionamento foi realizado o total de 1.946 exames e até às 13h de quinta, outros 1.086.
A Semsa ampliou para 20 os postos de notificação, para 15 os postos de coleta e aumentou de seis para 13 a quantidade de médicos atendendo no local, que segue abastecido com testes e medicamentos.
A Semsa informa que o usuário deve apresentar documento de identificação com foto e o Cartão Nacional do SUS, para ter acesso ao teste e aos medicamentos.
Atendimento
O Centro de Testagem vai atender, inicialmente, pelos próximos 15 dias, das 9h às 19h, de segunda-feira a sábado. O serviço é voltado exclusivamente para pessoas com sintomas gripais, como febre, dor de cabeça, dor de garganta e dor no corpo, coriza e mal-estar.
Além do Centro, 51 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem o teste, de forma gratuita, na rede municipal. A lista com os endereços das UBSs e horários de funcionamento pode ser acessada pelo link https://bit.ly/ubscovidmanaus.
A recomendação da Semsa é a de que só procurem o teste as pessoas que estejam no período de 1 a 7 dias do aparecimento dos sintomas.
A partir do 8º dia, o teste rápido de antígeno deixa de ser indicado e o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde para avaliação médica.
Crianças podem ser atendidas no local, desde que tenham, no mínimo, 10 anos, as de idade entre 5 e 9 anos devem realizar o teste nas UBSs e as menores de 5 anos, em unidades especializadas em pediatria.
FONTE: Por G1 AM