
Decretos municipais levam em consideração um novo avanço da pandemia na cidade.
A Prefeitura de Parintins, no interior do Amazonas, suspendeu a realização do Carnailha. Também foi prorrogada até o dia 30 de junho a situação de emergência no município.
O carnailha é um evento público, que mistura, além dos ritmos do carnaval, o boi bumbá, com hits e artistas que fazem o Festival de Parintins. Esse é o segundo ano em que o evento não é realizado por conta da pandemia do coronavírus.
O decreto assinado pelo prefeito Bi Garcia é do dia 6 de janeiro e leva em consideração o avanço da variante ômicron no estado, além do decreto do governador Wilson Lima, que suspendeu grandes eventos e limitou o público máximo de 200 pessoas em todo o estado.
Já em relação aos demais eventos em Parintins, Garcia anunciou que eles só podem ser realizados com 50% da capacidade do local. O prefeito também decretou que permanece obrigatório o uso de máscaras em todo o município.
Além de Parintins, Manaus também suspendeu a realização de blocos carnavalescos de rua. A medida visa barrar o avanço da Covid-19 no estado, que já soma mais de 5 mil casos da doença em janeiro.
Em todo o Amazonas, mais de 13,8 mil pessoas já morreram com Covid.
FONTE: Por G1 AM