Início Economia Cigás registra melhor desempenho mensal de venda de gás natural no Amazonas...

Cigás registra melhor desempenho mensal de venda de gás natural no Amazonas em 10 anos

0
Venda de Gás Natural Veicular (GNV) em Manaus registrou aumento histórico. — Foto: Divulgação/Cigás

Todos os segmentos atendidos pela Cigás apresentaram desempenho superior aos registrados antes do início da pandemia.

No Amazonas, a venda de gás natural (GN) alcançou, em setembro, o melhor desempenho mensal desde o início da operação comercial da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), há 10 anos.

A média de volume comercializado no mês foi de 5,596 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia – unidade de medida padrão para aferir o desempenho da distribuição de gás natural).

Todos os segmentos atendidos pela Cigás, concessionária do serviço público de distribuição e comercialização de gás natural, apresentaram desempenho superior aos registrados antes do início da pandemia, no referido mês.

Atualmente, são beneficiados com o GN fornecido pela Companhia os segmentos Termelétrico, Industrial, Comercial, Veicular, Residencial e o mais recente, o de Liquefação/Autogeração.

O aumento de geração de energia foi um dos fatores que contribuiu para o desempenho na comercialização de gás natural no Amazonas.

A razão é o fato de que a Cigás fornece GN para 12 termelétricas no estado. O volume registrado de vendas de gás natural neste segmento, em setembro, foi de 5,278 milhões de m³/dia, elevação de 13,3% ante a setembro do ano passado.

Já em se tratando do segmento Industrial, a economia proporcionada pelo combustível fóssil a empresas do parque fabril de Manaus tem sido fundamental neste momento de busca pelo incremento da atividade produtiva.

As vendas para mais de 50 empresas do parque fabril local chegaram em setembro a 165,3 mil m³/dia, volume 5,9% superior a setembro de 2020. Se for considerar o acumulado dos nove primeiros meses do ano, com o comparativo com o mesmo período de 2020, o avanço é ainda mais significativo, atingindo 26%.

Segmento Veicular

Outro segmento que contribuiu para o desempenho de setembro foi o Veicular, que registrou nova marca histórica de volume com 19,8 mil m³/dia – salto de 48,5% em referência a setembro de 2020.

O preço mais competitivo do gás natural veicular (GNV) frente a outros combustíveis é apontado como o maior atrativo. Estudo da Companhia feito a partir de levantamento – baseado no mercado local e referente ao período de 17 a 23 de outubro – da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) indica que o GNV está sendo vendido a um valor 42% inferior ao da gasolina e 48% abaixo do preço do etanol.

Carro é abastecido com Gás Natural Veicular. — Foto: Divulgação/Cigás
Carro é abastecido com Gás Natural Veicular. — Foto: Divulgação/Cigás al Veicular. — Foto: Divulgação/Cigás
Demais segmentos

Outros dois segmentos que apresentaram destaque foram o Comercial, com registro de 4 mil m³/dia de volume de gás natural comercializado em setembro, elevação de 22% em comparação com setembro do ano anterior; e Residencial, que também registrou destaque no volume de vendas, alcançando 1,3 mil m³/dia no mesmo mês.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui