Início Fique de olho Liceu Claudio Santoro tem inscrições abertas para 415 vagas em oficinas e...

Liceu Claudio Santoro tem inscrições abertas para 415 vagas em oficinas e minicursos

0
Jean Reis. — Foto: Divulgação

Os interessados podem se inscrever nesta segunda e terça-feira (9)

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa abriu inscrições gratuitas, nesta segunda-feira (8), para oficinas on-line e minicursos presenciais do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Ao todo, serão disponibilizadas 415 vagas.

Os interessados podem se inscrever nesta segunda e terça-feira (9), por meio dos links disponibilizados no Portal da Cultura e no Instagram da secretaria (@culturadoam).

De acordo com o secretário executivo da pasta, Candido Jeremias, os minicursos marcam o retorno das aulas presenciais para novos alunos.

As oficinas terão cargas horárias de três horas (Canto Popular e Masterclass de Regência Instrumental/vocal) e 10 horas (Introdução à confecção de figurino, Roteiro para quadrinho e Mestre de Cerimônia e apresentador de eventos).

Para se inscrever, basta preencher os formulários on-line com nome completo, idade, telefone e e-mail. As aulas são ministradas pelo Google Meet.

Canto popular

Na oficina on-line, a instrutora Carolina Bertolini, que é cantora, pesquisadora e produtora cultural, vai ensinar técnicas e interpretação do canto popular brasileiro para iniciantes, na faixa etária a partir de 16 anos. A formação acontecerá no dia 17 de novembro, das 15h às 18h.

Masterclass de regência instrumental/vocal

Para alunos iniciantes e de nível intermediário, a partir de 18 anos, a masterclass on-line visa ampliar o conhecimento sobre as atividades de um maestro, as formas de estudo deste profissional.

A oficina acontecerá no dia 24 de novembro, das 14h às 17h, e será ministrada por Jean Reis, mestre em Música pela Andrews University e University of Redlands em Regência Orquestral e Violino.

Introdução à confecção de figurino

Na atividade teórico-prática on-line, o participante conhecerá, em nível introdutório, as etapas de criação de um figurino de época, da concepção à confecção da peça.

A formação capacita a compreender as diversas instâncias criativas que envolvem este trabalho e particularidades existentes neste processo, observando aspectos históricos, estéticos, finalidade, uso adequado de materiais, tipos de corte, caimento e diversos outros detalhes que o diferenciam do vestuário do cotidiano.

O curso culminará na execução de uma peça de época. Monitora do curso, a costureira Mariane Garcia desenvolve figurinos para grandes festivais realizados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

As aulas acontecerão nos dias 16, 17, 18, 19 e 22 de novembro, das 14h às 16h. A formação é voltada para alunos iniciantes, acima de 16 anos.

Roteiro para quadrinho

A oficina on-line tem como objetivo apresentar o processo de construção de um roteiro para HQ, abordando conceitos fundamentais, como a introdução à linguagem dos quadrinhos, estrutura narrativa, desenvolvimento de suas etapas e processo criativo.

Ministrado pelo escritor e roteirista Evaldo Vasconcelos, o curso é indicado para iniciantes, a partir de 16 anos. As aulas acontecerão de 22 a 26 de novembro, das 19h às 21h.

Mestre de cerimônia e apresentador de eventos

A capacitação visa preparar profis sionais para o mercado de eventos, buscando a versatilidade e respeitando o perfil de cada profissional para direcioná-lo para um dos diversos tipos de evento: públicos, corporativos e sociais.

A oficina on-line visa ajudar na construção da imagem profissional, bem como desenvolver habilidades para exercer o ofício de forma ética, inovadora e empreendedora.

Ministrado pelo diretor artístico e produtor cultural Frank Brandão, acontecerá de 30 de novembro a 3 de dezembro, das 19h às 21h (terça e quarta) e 19h às 22h (quinta e sexta). Também para iniciantes a partir de 16 anos.

Minicursos

Além das oficinas on-line, serão disponibilizadas vagas para minicursos presenciais. O primeiro, no segmento de Música Popular, é o de “Bateria – Os 40 rudimentos da PAS (Percussive Art Society)”, que começará na quinta-feira (11). As inscrições também serão realizadas nesta segunda (8) e terça (9).

O curso é voltado para bateristas e percussionistas (profissionais ou estudantes) que queiram adquirir técnicas para as mãos e desenvolver habilidades na leitura rítmica utilizando baquetas. Para participar é preciso ter 15 anos ou mais, conhecer o instrumento e possuir baquetas.

As aulas acontecerão no Salão de Regência da unidade do Liceu no Sambódromo (Bloco C), às quintas-feiras (11, 18 e 25 de novembro), das 8h às 11h, com o músico Airton Silva.

As inscrições para os demais minicursos serão realizadas nos dias 15 e 16 de novembro, também por meio do Portal da Cultura e Instagram da secretaria. São eles:

  1. Viola de arco? Você sabe o que é? – Voltado para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, o curso visa apresentar o instrumento, de forma lúdica e simples, ao aluno iniciante. As aulas serão ministradas por Rossini Rocha, nos dias 19 e 26 de novembro e 3, 10 e 17 de dezembro, sextas-feiras, das 15h às 17h, no Sambódromo (Sala 2, bloco G).
  2. A arte de tocar o contrabaixo acústico – Tem como objetivo apresentar similaridades e diferenças do contrabaixo acústico do contrabaixo elétrico. Ministrado por Roger Vargas, o curso é voltado para pessoas a partir de 12 anos, iniciantes. As aulas acontecerão às sextas-feiras (19 e 26 de novembro e 3, 10 e 17 de dezembro), das 14h às 17h, no Sambódromo (Sala 3, bloco G).
  3. Descomplicando o clarinete – Ministrado por Elismael Lourenço, visa apresentar o instrumento de forma simples e lúdica ao aluno iniciante. As aulas acontecerão às sextas-feiras (19 e 26 de novembro e 3, 10 e 17 de dezembro), das 15h às 17h, no Sambódromo (Salão de Regência, bloco C). Indicado para crianças a partir de 9 anos, que possuam clarinete.
  4. Segredos do arranjo musical – Busca desenvolver habilidades e conhecimentos para realização de arranjos musicais. As aulas do professor Gustavo Medina acontecerão nos dias 19, 22, 26 e 29 de novembro; e 3, 6, 10, 13 e 17 de dezembro, às segundas (14h às 15h30) e sextas-feiras (14h às 17h), no Sambódromo (Sala 3, bloco B). Voltado para pessoas a partir de 18 anos, com conhecimento musical intermediário (noções de harmonia, composição básica).
  5. Balé Clássico e suas combinações – As combinações de balé são frequentemente vistas e coreografadas nos repertórios clássicos. O curso visa proporcionar ao participante em nível intermediário, o aprendizado e o desafio de dançar conforme as possíveis combinações de movimentos que o balé oferece. Com o professor Marcos Veniciu, é voltado para pessoas de 13 a 25 anos, com base e conhecimento técnico no Balé Clássico. As aulas serão às quintas-feiras, das 8h às 11h, nos dias 18 e 25 de novembro, e 2, 9 e 16 de dezembro, no Sambódromo (Salão de dança, bloco B).
  6. Produção em dança – Curso voltado para produção na área da Dança, no desenvolvimento de eventos, espetáculos, feiras, festivais, editais e leis de incentivos artísticos culturais. Ministrado por Kelson Nunes, é voltado para pessoas a partir de 17 anos, com afinidade nas artes e vivências artísticas, coreógrafos e artistas performers. Aulas segunda, quarta e sexta (19, 22, 24, 26 e 29 de novembro, e 1, 3, 6, 10, 13, 15 e 17 de dezembro), no Sambódromo (Sala 9, bloco A).
  7. Iniciação ao bolero – O participante deste curso de iniciação aprenderá os passos deste ritmo que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países. São eles: base lateral, frontal, cruzado, cortada lisa, caminhada com giro, chapéu, troca de posição e elástico. As aulas com o professor Reginaldo Brito acontecerão às sextas-feiras (19 e 26 de novembro, e 3, 10 e 17 de dezembro), das 15h às 17h, na unidade Padre Pedro Vignola. Sugerido para pessoas de 13 a 50 anos.
  8. Elementos da Commedia Dell’Arte – O curso favorece o aprendizado em concepção de espetáculos, além de proporcionar um entendimento preciso acerca do fazer teatral. Os elementos do teatro, como a concepção de figurinos, maquiagem, iluminação, sonoplastia, cenários, textos e adereços cênicos, são a base para que o curso se concretize numa montagem, elevando o conhecimento e tornando o ensino eficaz. Ministrado por Daniel Ferrat, é indicado para pessoas a partir de 13 anos. As aulas são às terças e quintas, das 8h30 às 11h, nos dias 23, 25 e 30 de novembro, e 7, 9, 14 e 16 de dezembro, no Sambódromo (Sala Darlene Sahdo, bloco E).

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui