A seleção brasileira feminina de futebol jogará em Manaus este mês de novembro em preparação para a Copa América Feminina. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou um torneio internacional na Arena da Amazônia entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro.
A lista das convocadas será anunciada pela treinadora Pia Sundhage nesta terça-feira (9) com transmissão ao vivo pelo site da CBF.
Além do Brasil, Venezuela, Índia e Chile participarão do torneio internacional. A primeira rodada, dia 22 de novembro, terá Chile x Venezuela e Brasil e Índia na sequência.
No domingo, dia 28 de novembro, a rodada terá Índia contra Chile e em seguida Brasil x Venezuela. O torneio termina numa quarta-feira, dia 1 de dezembro, com Índia x Venezuela e Brasil x Chile.
A última vez que a seleção brasileira feminina esteve em Manaus foi em 9 de abril de 2017, quando venceu a Bolívia por 6 a 0 em partida amistosa na Arena. Os gols foram de Fran, Cristiane, Marta, Bruna, Moron (contra) e Thaisa.
O Torneio Internacional de Futebol Feminino começou a ser disputado em 2009, sempre em formato de quadrangular, com as presenças do Brasil e mais três seleções convidadas. Entre 2009 e 2012 foi disputado em São Paulo. Seguindo a política de valorização das sedes da Copa do Mundo 2014 em centros de menor potencial futebolístico, Brasília sediou a competição em 2013 e 2014 e Natal no ano seguinte.
Em 2016 Manaus recebeu o torneio pela primeira vez, com o Brasil vencendo Costa Rica por 6 a 0, Rússia por 4 a 0 e Itália por 3 a 1. Na decisão, contra a Itália, nova vitória, por 5 a 3, conquistando o título.
Depois de não ter sido realizado em 2017 e 2018, o torneio voltou em 2019, em São Paulo. Ano passado também não houve a competição, em razão da pandemia de Covid-19. Índia e Venezuela vão participar pela primeira vez do torneio.
O Chile é o atual campeão, vencendo o Brasil na decisão por pênaltis em 2019. O Canadá foi campeão em 2010. Todas as demais 7 edições teve o Brasil como vencedor.
FONTE: Por AMAZONAS ATUAL