Movimentação intensa de pessoas foi registrada nas primeiras horas desta terça-feira (2), feriado do Dia dos Finados, no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. De acordo com a Prefeitura de Manaus, a expectativa é de que 500 mil pessoas passem pelos dez cemitérios públicos da capital.
Neste feriado, o horário de funcionamento desses locais será até às 18h. Mil servidores municipais de diversas secretarias estão atuando no atendimento ao público, contando com os cuidados sanitários ainda exigidos e necessários em razão da pandemia de Covid-19, como o uso de máscara de proteção e distanciamento social.
O secretário de Limpeza Urbana de Manaus (Semulsp), Sabá Reis, disse que os funcionários dos cemitérios relataram a movimentação deste ano como atípica. “O Gilmar (gerente do cemitério) estava me dizendo que nunca viu tanta gente antes das sete da manhã como hoje. Nos preocupa, mas a prefeitura tem mil homens trabalhando nessa estrutura”, disse.
De acordo com o vice-presidente do IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana), Edson Leda, não está permitida a entrada de veículos no interior do Cemitério Nossa Senhora de Aparecida. Segundo ele, em razão disso, hoje, excepcionalmente, está permitido o estacionamento em cima do canteiro central nas proximidades do local.
A reabertura dos cemitérios em Manaus ocorre 19 meses após o início da pandemia de Covid-19 no estado. Desde o início da pandemia, a capital amazonense registrou 9.482 mortos por complicações da doença, principalmente na segunda onda de casos registrada em janeiro deste ano, quando faltou oxigênio para pacientes em Manaus.
Em razão do avanço da pandemia no estado, em 2020, os cemitérios de Manaus estavam fechados no Dia dos Finados. Na época, o então secretário de Saúde da capital, Marcelo Magaldi, afirmou que a medida havia sido adotada para evitar aglomeração e reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.
FONTE: Por AMAZONAS ATUAL