
Vacina da Pfizer possui mais faltosos. São 99.464 pessoas que deixaram passar os 56 dias entre as duas doses do imunizante.
Manaus tem 265.184 mil pessoas que estão atrasadas na segunda dose da vacina contra a Covid-19. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde da capital (Semsa) e foram divulgados na terça-feira (26).
Segundo o Sistema Municipal de Vacinação (SMV) até às 10h30 dessa terça, a vacina da Pfizer é a que possuía mais faltosos. São 99.464 mil pessoas que deixaram passar os 56 dias entre as duas doses.
Já 88.246 mil não voltaram para tomar a segunda dose da AstraZeneca, e 77.474 deixaram passar o prazo de concluir o esquema vacinal com a CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan.
Segundo a Semsa, os números são flutuantes, e variam de acordo com as segundas doses aplicadas no dia.
É importante lembrar que a vacina contra a Covid só garante eficácia quando completado o esquema vacinal, ou seja, a pessoa precisa receber as duas doses do imunizante. Todavia, isso não impede que até mesmo as pessoas vacinadas contraiam a doença.
No entanto, a vacina diminui os riscos de agravamento e internação e, consequentemente, de mortes em decorrência da doença.
Manaus alcançou nessa terça-feira (26), a marca de 50% da população totalmente imunizada, ou seja, com as duas doses da vacina ou a dose única da Jansen. No entanto, o número ideal defendido por especialistas é de 70 a 80%. Portanto, é importante que quem ainda não completou o esquema vacinal e está no prazo, retorne para se imunizar totalmente e assim elevar o índice de imunização da cidade.
FONTE: Por G1 AM