Início Política Plínio cobra CPI das ONGs e Pacheco promete instalar após CPI da...

Plínio cobra CPI das ONGs e Pacheco promete instalar após CPI da Covid

0
Senador Plínio Valério cobrou novamente instalação da CPI das ONGs (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Pendente desde novembro de 2019, a instalação da CPI (Comissão Parlamentar Inquérito) para investigar as ONGs na Amazônia só deve ocorrer em 2022, segundo o autor do pedido, senador Plínio Valério (PSDB). O parlamentar disse que cobrou a instalação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), na terça-feira (5).

Segundo Valério, Pacheco prometeu instalar a comissão após o encerramento da CPI da Covid, previsto para o fim deste mês. “Por coincidência, ontem e ele me falou que quando acabar a CPI da Covid a gente vai cuidar dela, ou seja, para o ano. Até dezembro não sai. Mas, sai, sim. Ele não vai me enrolar nisso aí, não”, disse Plínio.

Em novembro de 2019 o requerimento para abertura da CPI foi lido em plenário após alcançar o número necessário de assinaturas. O próximo passo é justamente a indicação dos membros, mas o pedido ficou engavetado. Em abril deste ano, Pacheco disse que iria oficializar aos partidos para que indicassem os membros da CPI das ONGs. No entanto, seis meses depois, a comissão continuou no papel.

Plínio disse que não vai recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para instalar a comissão porque não reconhece a “legitimidade da Corte para mandar no Senado”. Para ele, a interferência do Supremo no Senado é abusiva.

Plínio Valério

Natural de Eirunepé (AM), é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas. Elegeu-se vereador em 2006. Em 2013, quando era suplente de deputado, assumiu vaga na Câmara federal. Foi eleito vereador de Manaus em 2016. Em 2018 disputou vaga ao Senado, sendo eleito pelo PSDB para representar o Amazonas.

FONTE: AMAZONAS ATUAL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui