
Programação acontece por meio de uma parceria entre a Fundação Rede Amazônica e Instituto Soka Amazônia.
Já parou para pensar de que forma uma cidade mais arborizada poderia impactar o dia a dia de seus habitantes? Essa foi a proposta da conferência “Caminhos e Oportunidades para uma Manaus mais arborizada“, realizada na manhã desta terça-feira (21), através de uma parceria entre a Fundação Rede Amazônica e Instituto Soka Amazônia, que promove um debate sobre formas de transformar a arborização na cidade.
Realizada em alusão ao Dia da Árvore, comemorado nesta terça-feira (21), o projeto também contou com ações realizadas na segunda-feira (20), com alunos de escolas públicas da capital.
A atividade também faz parte do projeto ‘Consciência Limpa Experience’ e contou com oficinas, palestras, debates e também plantação de mudas.
De acordo com a diretora da Fundação Rede Amazônica, Márcia Lyra, eventos do tipo levam a uma nova forma de visualizar as ações ambientais. Para ela, mais do que plantar uma árvore, é preciso conscientizar as pessoas quanto aos hábitos relacionados à preservação.
“O projeto ‘Consciência Limpa Experience’ sempre teve esse pensamento de trazer essa reflexão para as pessoas. Há 17 anos fazemos um trabalho voltado para a comunidade, focado no entorno dos igarapés, mas agora a gente olha para a necessidade de pensar de forma verde e em como nós podemos tornar nossos ambientes, nosso estado e cidade mais verde”, explicou Márcia.
“Queremos que as pessoas tenham esse sentimento de pertencimento, para que possam proteger mais, cuidar mais e preservar também”.
A conferência, que também foi transmitida nas redes sociais, contou ainda com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Eles responderam questionamentos dos internautas e apresentaram um panorama da arborização na cidade, além de sugestões como a implantação de um banco de sementes, e ainda, trazer projetos e modelos de cidades sustentáveis.
O presidente do Instituto Soka Amazônia, Edson Akira, esteve no evento e falou sobre a relevância da parceria entre grupos com atuações diferentes no mercado, mas com objetivos em comum. O Instituto Soka atua desde 2014 no gerenciamento da Reserva Particular do Patrimônio Natural Daisaku Ikeda e promove ações voltadas à pesquisa científica e ações ambientais.
“Na questão do trabalho de proteção e preservação do meio ambiente precisamos unir as forças que colaboram para fortalecer esse sentimento de cuidado. Então nessa parceria temos a filosofia de cuidar e proteger. O trabalho de cada um é distinto, mas o sentimento e objetivo é único, de preservar o meio ambiente”, disse.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/p/5/6uBfKGSmAvhtw6qyfhVA/whatsapp-image-2021-09-21-at-13.42.10.jpeg)
FONTE: Por G1 AM