Dados são da Secretaria Municipal de Saúde da capital (Semsa).
Manaus alcançou a marca de 20,23% da sua população totalmente imunizada, ou seja, que tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou a dose única da Jansen. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde da capital (Semsa).
+ NOTÍCIAS: PF investiga desvio de mercadorias nos Correios no Amazonas
Até às 9h desta terça-feira (24), 424.033 pessoas já tinham recebido a segunda dose da vacina, enquanto 25.031 receberam o imunizante da Johnson & Johnson. O total desse público é de 449.064 pessoas, que fazem parte do seleto grupo dos completamente imunizados contra o coronavírus.
Para chegar ao valor, o G1 usou o número total da população estimada da cidade que, segundo o IBGE, até 2020, era de 2.219.580 pessoas.
Em relação apenas à primeira dose, o vacinômetro da Prefeitura de Manaus mostra que 1.397.761 pessoas receberam o imunizante. Isso representa 62,97% do total da população da cidade.
Manaus já imuniza adolescentes de 12 a 17 anos e luta contra o tempo para tentar evitar o avanço da variante Delta. No caminho, um fator preocupante: os atrasados da segunda dose, número que vem crescendo constantemente nas últimas semanas.
Segundo a Semsa, até o domingo (22), 37 mil deixaram passar o prazo para receber a segunda vacina.
Vale lembrar que a imunização contra a Covid só tem eficácia completa depois da aplicação da segunda dose. No entanto, isso não quer dizer que a pessoa não será infectada pelo vírus. A vacina, na maioria dos casos, diminui a agressividade dos sintomas da doença no corpo.
Para que o vírus venha infectar menos pessoas é preciso ampliar a cobertura vacinal. Somente com a população totalmente imunizada ou ou grande parte dela, será possível relaxar medidas como o distanciamento social e o uso de máscaras. Por hora, os números, mesmo avançando, não são suficientes para ignorar as medidas.
FONTE: Por G1 AM