Início Amazonas Governador do AM diz que estado ainda não tem casos da variante...

Governador do AM diz que estado ainda não tem casos da variante Lambda, após surto no Peru

0
Governador do Amazonas, Wilson Lima, em imagem de 9 de junho. — Foto: Divulgação

Wilson Lima também fez um apelo para que as pessoas que tomaram a primeira dose e estão no prazo de receber a segunda, procurem o serviço imediatamente.

O governador Wilson Lima disse que o Amazonas ainda não registrou nenhum caso da variante Lambda, originária do Peru e que vem preocupando as autoridades sanitárias das cidades de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, na fronteira com o país vizinho. A declaração foi dada na sexta-feira (13), ao G1.

No início do mês, o governo chegou a mandar uma equipe de profissionais da saúde para a região para realizar ações de prevenção contra a Covid-19. A medida ocorre depois que o estado peruano de Loreto emitiu alerta de uma possível terceira onda da doença, com a circulação de novas variantes.

“Temos uma situação que a gente está atento, que é o episódio que ocorreu no Peru, mas ainda não temos nenhum caso registrado no lado daqui, seja em Tabatinga, Atalaia do Norte ou Benjamim Constant. É uma situação que está sob controle. É claro que estamos preocupados, mas atentos”.

Equipes de saúde municipais e estaduais em Benjamin Constant, no AM, para definir estratégias de combate à Covid — Foto: divulgação
Equipes de saúde municipais e estaduais em Benjamin Constant, no AM, para definir estratégias de combate à Covid — Foto: divulgação

Ainda em julho, a própria Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) emitiu um alerta de risco para a Covid, após receber a notificação de um surto de infecções em Islância, no Peru, que fica na região de fronteira do Alto Solimões, com o município de Benjamin Constant. Somente nos primeiros 20 dias do mês passado foram 82 casos, contra apenas um registrado em junho.

Lima também falou que estuda medidas para estimular a segunda dose no estado. Dados do Consórcio de Imprensa, que monitora a vacinação em todo o país, mostram que o Amazonas tem apenas 18% da população totalmente imunizada contra o coronavírus.

“A gente ainda tem uma resistência por parte de algumas pessoas de irem tomar a segunda dose. Mas é algo que a gente tem estudado, quais estratégias que vamos adotar para incentivar essas pessoas a voltar para concluir a vacinação. Eu não tenho a menor dúvida que a vacina é a nossa melhor arma contra a covid e a queda nas internações já é um resultado disso”, comentou Lima.

Por fim, o governador fez um apelo para que as pessoas que tomaram a primeira dose e estão no prazo de receber a segunda, procurem o serviço imediatamente.

“Eu faço um apelo para as pessoas irem aos postos de vacinação e tomar a segunda dose”.

FONTE: G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui