Início Manaus Dois deputados do AM e dois vereadores de Manaus não constam no...

Dois deputados do AM e dois vereadores de Manaus não constam no registro de vacinados da Prefeitura

0
Um dos deputados que não constam no Imuniza Manaus como vacinados a contra a covid é o deputado Fausto Júnior (MDB). — Foto: Acervo Aleam

Além deles, um deputado e dois vereadores precisam procurar um posto de vacinação para completar o esquema vacinal. Eles já cumpriram o prazo entre as duas doses do imunizante.

Dois deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e dois vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) não aparecem no registro de vacinados contra a Covid-19 da Prefeitura da capital. O Imuniza Manaus registra as duas doses da vacina e, inclusive, mostra o prazo para que as pessoas retornem aos postos de imunização para tomar o reforço contra o coronavírus.

Os dois deputados que não constam no Imuniza Manaus como vacinados contra a Covid são: o deputado Fausto Júnior (MDB), que foi o relator da CPI da saúde e que investigou a atuação do Governo do Amazonas na primeira onda da pandemia no estado, e a deputada Nejmi Aziz (PSD), esposa do ex-governador e presidente da CPI da Covid no Senado, senador Omar Aziz.

Já em relação aos vereadores, aqueles que não constam no sistema de controle da Prefeitura de Manaus são Marcel Alexandre (Podemos) e Dione Carvalho (Patriota).

Além daqueles que não aparecem no registro como vacinados, o deputado Wilker Barreto e os vereadores Rodrigo Guedes e Bessa precisam procurar um posto de vacinação para completar o esquema vacinal. Eles já cumpriram o prazo entre as duas doses do imunizante.

Na capital, mais de 30 mil pessoas estão com a segunda dose atrasada.

Os outros deputados e vereadores ou já tomaram as duas doses ou estão à espera de receber o reforço do imunizante nos próximos meses.

Questionada, a Câmara Municipal de Manaus informou que a diretoria de Recursos Humanos está solicitando dos servidores o comprovante de vacinação contra Covid-19, com objetivo de ter um censo da imunização dos trabalhadores. Inicialmente, a intenção é saber o índice de imunização dos servidores da Casa. Posteriormente, de acordo com a nota, o órgão vai buscar saber os motivos da não imunização e fazer ações de conscientização sobre a importância de estar vacinado.

Ainda no texto, a Câmara Municipal de Manaus afirma que não há uma decisão fechada pela presidência para punições aos servidores que não se vacinarem. No entanto, a possibilidade não está descartada. Em relação à vacinação dos vereadores, a consulta deve ser feita de forma individual.

G1 entrou em contato com os deputados e vereadores que constam no sistema como não vacinados e aguarda posicionamento.

G1 também questionou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) sobre o caso. Segundo a Semsa, o fato de não aparecerem no sistema não significa que eles não foram vacinados. Pode ter ocorrido uma inconsistência no sistema durante o momento do cadastro dos deputados e vereadores, que não registrou a imunização. Para sanar isso, é preciso que eles entrem em contato com a Ouvidoria do SUS para regularizar a situação.

FONTE: G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui