
No quadro Correspondente Médico, dr. Fernando Gomes explicou procedimento pelo qual artista foi submetido em hospital
Na edição de quinta-feira (13) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou o cateterismo, procedimento médico pelo qual o cantor Zezé Di Camargo foi submetido após sentir uma dor no peito.
O artista ficou em observação no hospital, mas publicou um vídeo nas redes sociais dizendo que passa bem e nenhum problema foi encontrado.
“O cateterismo é um método diagnóstico e pode até ser terapêutico. Através da introdução de um cateter pela artéria braquial ou femoral, se chega até a aorta e tem acesso às artérias coronárias, que levam o sangue para o coração”, diz Gomes.
“O miocárdio, que é o nome do músculo do coração, precisa de oxigênio e nutrientes que cheguem de forma adequada a ele. Quando existe uma obstrução, acontece o infarto agudo do miocárdio, o que pode causar problemas graves e até mesmo a morte.”
“Com o cateterismo, pode se visualizar como está esses vasos [do coração], a existência ou não de obstrução e ajuda o cardiologista a propor a forma de tratamento para que o miocárdio continue recebendo sangue de forma adequada”, explica o médico.
Gomes também disse que, apesar de ser um procedimento invasivo, o pós-operatório do cateterismo costuma ocorrer sem problemas desde que se tenha acompanhamento médico.

FONTE: Raphael Florêncio, da CNN, em São Paulo