Dois gerentes e um proprietário foram presos, em flagrante delito, durante a operação.
Três serrarias localizadas na cidade de Maués, interior do Amazonas, foram multadas por crimes ambientais. A ação ocorreu durante uma operação que envolveu Polícia Federal, Ipaam e a Defesa Civil, no fim de semana.
Na fiscalização, os agentes encerraram as atividades das três serrarias.
Dois gerentes e um proprietário foram presos, em flagrante delito, durante a operação.
A operação contou ainda com a apreensão de seis tratores, dois caminhões, dois carros, além de uma moto, duas motosserras e uma balsa.
“Todos os bens apreendidos eram utilizados como instrumentos para as práticas ilícitas existentes na localidade”, informou a Polícia Federal.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, o Ipaam aplicou multas para cada serraria com valores acima de R$ 400 mil. Além disso, elas foram lacradas.
As madeiras apreendidas pela Polícia Federal já foram doadas à Defesa Civil, que ficou responsável pelo devido repasse social às famílias que perderam suas casas devido a desastres naturais.
A Defesa Civil ficou ainda como depositária fiel dos demais bens apreendidos.
Os indiciados responderão, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de obstrução à fiscalização ambiental, receptação qualificada e tráfico de madeira. As penas podem chegar até 15 anos de reclusão.
FONTE: G1 AM