Imunização desse grupo havia sido encerrada em 19 de março, e profissionais não vacinados pressionavam prefeitura por definição de nova data.
A vacinação contra Covid para trabalhadores da saúde será retomada em Manaus a partir de sábado (24). Profissionais, tanto da rede pública quanto particular, terão até 1º de maio para buscar imunização.
A vacinação vai ocorrer em um único ponto, a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizada no bairro Adrianópolis, zona Sul, das 9h às 16h.
A recomendação é de que os trabalhadores da saúde que preencheram o formulário no “Imuniza Manaus” e verifiquem a data e o horário do agendamento para receber a primeira dose da vacina.
No posto de vacinação, será necessário apresentar documento de identidade original com foto, CPF e contracheque ou carteira de trabalho que comprove o vínculo do usuário com um estabelecimento de saúde em Manaus.
Trabalhadores cobravam resposta
A vacinação de primeira dose para trabalhadores da saúde foi encerrada no dia 19 de março, dois meses após a abertura da imunização para esse público, o primeiro contemplado na campanha iniciada em 19 de janeiro.
Ao G1, o farmacêutico bioquímico Sandro Morete contou que não recebeu nenhuma dose da vacina contra a Covid porque estava estava infectado com a doença. Agora, curado, ele cobrava a definição do retorno da vacinação.
Sem vacina e recuperado, o farmacêutico voltou a trabalhar na linha de frente e teme ser reinfectado pelo vírus.
“Eu perdi o prazo, pois no período que entrou meu grupo para ser vacinado, eu fui infectado. Ou seja adquiri a doença e tive que esperar todo o processo da cura. Além disso, ainda esperei as quatro semanas após esse período de infecção para poder iniciar a imunização, que é o que está protocolado pelo Ministério da Saúde”, contou.
A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, informou que, em Manaus, 64.831 trabalhadores da saúde receberam a primeira dose, o que representa 102% do público estimado pelo Ministério da Saúde (MS) para este segmento.
De acordo com ela, a secretaria optou por levantar esse quantitativo e planejar, a partir do remanejamento de doses, o atendimento dos que deixaram de ir aos postos no período regular.
De acordo com a secretária, a Semsa recebeu mais de 3 mil registros no formulário disponibilizado para trabalhadores da saúde não vacinados. Ele ainda está disponível em https://bit.ly/cadastrovacinasaude.
Caso não consigam acessar ou concluir o formulário, os profissionais devem se dirigir ao posto de vacinação, com os documentos obrigatórios. O registro dos trabalhadores não vacinados foi aberto pela Semsa no mês de março.
FONTE: G1 AM