Mais de 1,5 milhão de brasileiros não retornaram aos postos de saúde para tomar a dose reforço necessária para a imunização completa
Dados do Ministério da Saúde mostram que mais de 1,5 milhão de pessoas perderam a janela máxima para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Mesmo assim, a recomendação de especialistas é terminar o ciclo da imunização.
A recomendação de especialistas é que as pessoas que não ainda não receberam a segunda dose compareçam a uma unidade de saúde para completarem a imunização, mesmo com atraso.
“Nós fizemos uma análise pra entender aquelas pessoas que já tinha vencido o prazo e que deveriam ter completado o esquema vacinal. Só destaco aqui que mesmo que se vença o prazo, a orientação do PNI é que elas completem o esquema. Então quem atrasou e não conseguiu ir com 28 dias, ou que não conseguiu ir com os 84 dias da vacina AstraZeneca, deve comparecer pra completar o esquema, essa é uma informação que precisa estar alinhada e é importante pra gente passar”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fantinato.
Em São Paulo, a Secretaria de Saúde informou que 190 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da imunização contra a Covid-19.
FONTE: Renan Fiuza, da CNN, em São Paulo