Na rede municipal, 88 escolas permanecem com ensino remoto para mais de 27 mil alunos. Outras 29 escolas continuam no sistema híbrido.
Mais de 426 mil alunos das redes estadual e municipal de Manaus voltam para as escolas, nesta segunda-feira (23), com o retorno das aulas 100% presenciais. O governo informou que volta com 235 escolas, enquanto a prefeitura com 390 unidades de ensino.
+ NOTÍCIAS: Contra a Covid, Manaus vacina adolescentes a partir de 12 anos
As aulas 100% presenciais estavam suspensas desde março do ano passado, por conta da pandemia do novo coronavírus. Com a flexibilização das medidas de restrição, os alunos estavam estudando por meio do ensino híbrido, com metade deles na escola e outra metade em casa.
Apesar da retomada, a Prefeitura de Manaus informou que 88 escolas permanecem com ensino remoto para mais de 27.834 mil alunos. Outras 29 escolas continuam no sistema híbrido para 27.548 alunos. A justificativa é que elas ainda não foram adequadas para o retorno.
Veja o retorno em números:
- Estudantes que voltam às escolas estaduais: 230.000;
- Quantidade de escolas estaduais: 235;
- Estudantes que voltam às escolas municipais: 196.471;
- Quantidade de escolas municipais: 390.
A edição nº 5.167 do Diário Oficial do Município (DOM), de sexta-feira (20), traz o decreto nº 5.126/2021, assinado pelo prefeito David Almeida, que ampara o retorno das atividades presenciais, no âmbito da rede municipal de ensino.
De acordo com a prefeitura, aproximadamente 15 mil trabalhadores da rede municipal de ensino tomaram a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, e mais de 4,2 mil receberam a segunda dose do imunizante.
O órgão afirma, ainda, que a volta às aulas tem respaldo os órgãos de saúde e foi discutido pelos profissionais da educação em encontros com todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Monitoramento de casos de Covid
A Semed criou um comitê intersetorial, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que monitora, entre outras coisas, o número atual de infectados e o índice de propagação do vírus em cada zona da cidade.
O grupo de trabalho, dividido em seis eixos (Pessoal, Controle Epidemiológico, Comunicação, Infraestrutura, Logística, Tecnologia e Pedagógico), realiza estudos para adequação das unidades de ensino, com a aplicação de cartazes e adesivos com informações sobre o distanciamento social e de prevenção à Covid-19. Profissionais e alunos que testarem positivo serão afastados das atividades presenciais.
De acordo com as Diretrizes Técnico-Pedagógicas para atendimento presencial e remoto da Semed, os estudantes amparados por atestados/laudos médicos ou decisões judiciais, para não retornarem às atividades escolares presenciais, serão atendidos por meio de Planos de Estudos Individuais.
Rede estadual de ensino
Na última sexta-feira (20), o governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que o retorno das aulas 100% presenciais da rede pública do Amazonas está mantido para a segunda-feira (23). Ao todo, 230 mil estudantes irão retornar as atividades presenciais em 235 escolas estaduais de Manaus.
O retorno das aulas 100% presenciais das redes pública e privada de ensino foi autorizada pelo governo no dia 7 de agosto. As aulas, até então, estavam ocorrendo pelo sistema híbrido.
O governador comentou na sexta-feira (20), sobre os cuidados que terão que ter em questão do surgimento de uma nova variante. Segundo ele, o governo tomou medidas de segurança para a ação.
Segundo o governo, a retomada acontece 18 meses após a primeira suspensão das atividades presenciais por conta da pandemia da Covid-19. Todos os profissionais da educação já foram imunizados e 82% dos estudantes estão aptos a tomar a 1ª dose da vacina.
Vacinação de adolescentes
Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde, 30 dos 62 municípios do estado já trabalham na imunização de adolescentes.
Em Manaus, adolescentes a partir de 12 anos já podem receber o imunizante. Segundo a prefeitura, já foram mais de 100 mil adolescentes vacinados e a campanha segue com bastante procura. Durante toda a semana, inúmeros postos de vacinação apresentaram fila e demora no serviço por conta da quantidade de pessoas.
FONTE: G1 AM