Início Destaques Manaus deve gerar 3,8 mil vagas temporárias em novembro e dezembro de...

Manaus deve gerar 3,8 mil vagas temporárias em novembro e dezembro de 2024, diz CDL

Previsão é de 1,8 mil contratações em novembro e mais 2 mil vagas no mês de dezembro, representando um crescimento de 20% em relação com o mesmo período do ano passado.

0
Vagas de emprego — Foto: Divulgação

Manaus deve ter cerca de 3,8 mil vagas temporárias nos meses de novembro e dezembro deste ano. O número representa um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL).

Este ano, a CDL prevê a contratação de 1,8 mil trabalhadores temporários em novembro e mais 2 mil em dezembro, para atender o público que deve ir às compras durante a “Black Friday” e o Natal.

Segundo o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, o número de vagas ainda pode ser influenciado pela seca severa que afeta o Amazonas. Caso o nível do Rio Negro, na capital, continue a subir, a expectativa é de que as contratações aumentem. Nesta quarta-feira (16), o rio chegou à marca de 12,20 metros, registrando elevação pelo quarto dia consecutivo.

Ralph Assayag explicou ao g1 que, se o rio atingir níveis adequados até o início de novembro, a CDL estima que ao todo 2,5 mil vagas sejam abertas em novembro e 3 mil em dezembro, totalizando 5.500 mil vagas temporárias.

“Tudo vai depender muito da situação do rio, que vai fazer a grande diferença. Inclusive, isso pode motivar a todos com a redução da seca”, esclareceu.

Apesar da previsão final do número de vagas ainda não estar consolidada, já se observa um aumento no número de contratações em 2024. Enquanto em 2023 foram registrados 1.500 trabalhadores temporários, este ano a expectativa é de 1.800 contratações, representando um crescimento de 20%.

Os segmentos que devem oferecer o maior números de vagas, segundo a CDL, são aqueles que atendem diretamente os consumidores, como sapatarias, confecções, lojas de decoração natalina, supermercados e atacadistasVendedores, motoristas e entregadores também estão entre as funções mais requisitadas.

Assayag destacou que lojistas que não aumentarem suas equipes podem perder vendas durante o período de maior demanda.

“Aquele que resolver economizar vai perder venda porque não tinha maior número de pessoas para poder atender o público que aumenta nesse período”, afirmou.

O presidente da CDL disse ainda que para facilitar o processo de seleção, muitas empresas estão utilizando o sistema de empregabilidade da CDL Manaus, que oferece uma plataforma gratuita tanto para candidatos quanto para empregadores, inclusive para as empresas do Distrito Industrial.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus também apontou que há chances de efetivação para quem for contratado temporariamente. A previsão é que cerca de 35% dessas vagas provisórias se tornem postos de trabalho fixos.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui