A indígena Anita, de 10 anos, da etnia Koripako, foi a primeira criança a receber a dose da vacina Qdenga, em Manaus. A imunização, que iniciou na manhã desta quinta-feira (22) na capital, aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Tribos, na Zona Oeste. A USF atende 34 mil usuários, incluindo os indígenas de 35 etnias que residem na região.
Anita foi à unidade acompanhada da mãe, Sandra Rodrigues, que comemorou a imunização com a primeira vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) contra os sorotipos da dengue. No cenário atual da dengue, Manaus já registrou 997 casos confirmados da doença.
Na ocasião, o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, reforçou que a dose da vacina, sozinha, não muda o cenário de risco para dengue e que seus resultados serão vistos apenas em médio e longo prazos, quando um percentual alto da população, em todas as faixas etárias, estiver imunizado.
Além disso, o gestor destacou a importância dos pais e responsáveis levarem os filhos de 10 e 11 anos aos pontos de vacinação para receber o imunizante.
Vacina da dengue em Manaus
Nesta quinta-feira (22), Manaus deu início a campanha de vacinação contra a dengue. A oferta do imunizante será feita em 171 salas de vacina gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Até o momento, Manaus já recebeu 65.037 doses da vacina Qdenga.
FONTE: Por G1 AM