Abastecimento foi suspenso por conta da enchente em algumas localidades. Defesa Civil afirmou que estações devem atender 1,1 mil famílias, até o momento.
Estações de tratamento de água estão sendo instaladas nos municípios de Envira, na calha do Juruá, e em Boca do Acre, na calha do Purus, por conta da cheia. O abastecimento de água potável foi suspenso nessas regiões por conta da enchente.
A instalação das estruturas é feita pela Defesa Civil do Amazonas, e, até o momento, deve atender cerca de 1.150 mil famílias com o fornecimento de água potável.
Na sexta-feira (5), o Governo do Amazonas reconheceu a situação de emergência nos municípios de Ipixuna, Guajará, Eirunepé, Itamarati e Envira. O município de Boca do Acre já havia decretado situação de calamidade pública.
Em Envira, as estações de tratamento de água potável estão sendo instaladas no bairro do Furo, um dos bairros mais afetados pela inundação, já que os poços que atendem a localidade estão embaixo d’água e tiveram a qualidade comprometida.
Nessa localidade serão beneficiadas cerca de 200 famílias. Ainda na cidade, 350 famílias do bairro da várzea e da comunidade de Marajá serão atendidas com o fornecimento de água potável.
No município de Boca do Acre, as estações de tratamento foram instaladas no bairro Praia do Gado e irão atender aproximadamente 600 famílias. A outra estação será instalada em bairro a ser definido pela prefeitura do município que está realizando o levantamento necessário para as instalações.
No dia 27 de fevereiro, o governo realizou a entrega de ajuda humanitária ao município de Boca do Acre. Ao todo, foram destinadas 34 toneladas de alimentos; 500 botijões de gás; mil galões de água mineral; três caminhões pipa e quatro embarcações de médio porte para suporte na logística de transporte.
FONTE: G1 AM