Início Destaques Prefeitura diz que não há decisão judicial e mantém cobrança do IPTU...

Prefeitura diz que não há decisão judicial e mantém cobrança do IPTU 2023, em Manaus

Na quarta (29), a DPE pediu da Justiça a suspensão da cobrança do imposto. Porém, o procurador-geral do município esclareceu que não há qualquer decisão judicial que suspenda o recolhimento do tributo.

0
IPTU em Manaus — Foto: Antonio Pereira/Semcom

A Prefeitura de Manaus informou nesta quinta-feira (30) que a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023, que tem o vencimento da cota única e primeira parcela programado para esta sexta-feira (31), está mantida. A afirmação é do procurador-geral do município, Rafael Lins Bertazzo.

Na quarta (29), a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) pediu da Justiça Estadual a suspensão da cobrança do imposto. Segundo a DPE, houve um “espantoso aumento” do valor cobrado neste ano na comparação com anos anteriores.

No entanto, segundo Betazzo, não há qualquer decisão judicial que suspenda o recolhimento do imposto.

“Ficamos sabendo informalmente, por meio das redes sociais, que houve uma demanda da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, questionando o recadastramento e a cobrança do IPTU 2023. Trata-se apenas de uma solicitação e não há decisão do Judiciário. Portanto, enquanto não houver pronunciamento da Justiça, a cobrança está mantida”, declarou.

Com a ampliação do prazo para pagamento do tributo, as novas guias poderão ser emitidas diretamente no portal de serviços tributários da Prefeitura (manausatende.manaus.am.gov.br).

De acordo com o secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, os contribuintes que tierem dúvidas sobre o lançamento do IPTU 2023, podem procurar a prefeitura para esclarecer dúvidas.

“A ação consertou uma defasagem de 12 anos. Ou seja, no decurso desse tempo, as alterações de construções e ampliações dos imóveis não constavam na base cadastral”, explicou.

A central de atendimento fica na avenida Japurá, 493, no Centro. É importante ter a notificação de lançamento em mãos e documentações que comprovem todas as características atuais do imóvel em questão.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui