Para evitar o descarte das vacinas contra a Covid-19 destinadas a crianças com comorbidades, de 6 meses a menores de 3 anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias), o público da mesma faixa etária, sem comorbidades, também poderá receber a dose da vacina, das 14h às 17h, em quatro unidades de saúde.
Segundo a Prefeitura de Manaus, a medida veio após a baixa adesão das crianças com comorbidades, e para evitar o desperdício de doses, ampliou o público.
“A vacina para esse público vem em frascos com dez doses, com validade de até 12 horas após aberto, e observamos que a adesão tem sido muito baixa. Por conta disso, de 8h às 14h, as unidades de referência vão vacinar prioritariamente as crianças com comorbidades, e após esse horário, até 17h, todas as crianças na mesma faixa etária que estiverem na unidade também serão contempladas com as doses restantes daquele dia”, explicou a Secretária Municipal de Saúde Shádia Fraxe.
Caso todas as doses já tenham sido usadas quando a família levar sua criança menor de 3 anos de idade, sem comorbidades, a unidade de saúde irá registrar os dados da criança para que ela tenha prioridade no dia seguinte no recebimento das doses que sobrarem.
O imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o novo público é o fabricado pela Pfizer Biontech, com concentração diferente da destinada aos outros públicos, devendo ser aplicada em três doses, com intervalos de quatro meses entre cada uma delas.
Baixa adesão
Até esta terça-feira (12), apenas 12 bebês, da faixa etária de crianças de 6 meses a menores de 3 anos com comorbidades, foram vacinados contra a Covid-19 em Manaus, segundo a Semsa.
Uma equipe da Rede Amazônica esteve na UBS Deodato de Miranda Leão, Centro de Manaus. Na unidade, apenas quatro crianças tinham se vacinado.
FONTE: Por G1 AM