Com três jogadores na lista final do Tite, revelada nesta segunda-feira (7), o Real Madrid se isolou como o clube estrangeiro que mais cedeu atletas para a Seleção Brasileira em Mundiais, com 14.
Desde a Copa de 1934, mais de 50 times, de quatro continentes diferentes, apareceram na lista final de convocados, tendo um domínio do futebol espanhol, com Real Madrid e Barcelona liderando o ranking de clubes, 14 e 11 jogadores, respectivamente.
Porém, ao observar sob a ótica dos países, a Itália foi quem mais teve brasileiros convocados: 42 jogadores divididos de 11 clubes diferentes, sendo a Roma como a “campeã”, com 10. Inclusive, a “Terra da bota” cede pelo menos um jogador ao Brasil desde a Copa de 1982, ou seja, há 11 edições consecutivas.
Os cinco países que lideram esse ranking são Itália (com 42), Espanha (com 33), Inglaterra (com 25), França (com 17) e Alemanha (com 14). Para essa Copa, porém, a Inglaterra foi o país que mais liberou jogadores, 12 no total.
Alguns países sem tanta tradição no futebol também tiveram jogadores representando a Seleção, como China, Canadá, Grécia, Rússia, Ucrânia e Turquia.
Nesta lista do Tite, 23 jogadores de 14 times do exterior foram convocados. Real Madrid (Espanha), Manchester United (Inglaterra) e Juventus (Itália) são os mais representados, com três jogadores cada
- Real Madrid (Éder Militão, Vini Jr, Rodrygo)
- Juventus (Bremer, Danilo, Alex Sandro)
- Manchester United (Fred, Casemiro, Antony)
- Liverpool (Alisson, Fabinho)
- Arsenal (Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli)
- PSG (Marquinhos, Neymar Jr)
- Manchester City (Ederson)
- Chelsea (Thiago Silva)
- Pumas (Daniel Alves)
- Sevilla (Alex Telles)
- Newcastle (Bruno Guimarães)
- West Ham (Lucas Paquetá)
- Tottenham (Richarlison)
- Barcelona (Raphinha)
Clubes tradicionais no cenário europeu, como Inter de Milão, PSG, Manchester City também figuram entre as equipes que mais tiveram jogadores convocados. Confira o ranking abaixo desde 1934:
- Real Madrid (ESP) – 14
- Barcelona (ESP) – 11
- Roma (ITA) – 10
- Paris Saint-Germain (FRA) – 10
- Internazionale de Milão (ITA) – 8
- Milan (ITA) – 7
- Manchester City (ING) – 6
- Juventus (ITA) – 6
- Benfica (POR) – 6
- Lyon( FRA) – 5
- Chelsea (ING) – 5
- Bayer Leverkusen (ALE) – 5
- Bayern de Munique (ALE) – 4
FONTE: Por CNN