O documentário “All the Beauty and the Bloodshed”, sobre a fotógrafa norte-americana Nan Goldin e sua luta contra a rica família Sackler, ganhou o prêmio Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza no sábado (10)
Feito pela jornalista investigativa Laura Poitras, o filme entrelaça a notável história da própria vida de Nan Goldin com sua campanha para responsabilizar os Sacklers e sua empresa farmacêutica pela crise dos opiáceos nos EUA.
O prêmio de melhor atriz foi para a australiana Cate Blanchett por sua atuação no filme “TÁR”, que ganhou sua segunda Volpi Cup de Melhor Atriz – a primeira foi por sua performance de Bob Dylan no filme “Não Estou Lá”, de 2007.
O prêmio de melhor ator foi para o irlandês Colin Farrell por sua atuação na tragicomédia “The Banshee Of Inisherin”. Além de Farrell, o longa, que foi aplaudido de pé por 13 minutos em sua estreia no festival, levou o prêmio de Melhor Roteiro para o roteirista e diretor Martin McDonagh.
O vice-campeão Leão de Prata foi para um intenso drama de tribunal francês “Saint Omer”, da diretora Alice Diop fazendo sua estréia na ficção após uma série de documentários.
FONTE: Por CNN/Foto:Divulgação