Início Colunas JL VIEIRA JL VIEIRA

JL VIEIRA

0

Me chamo João Lucas, tenho 30 anos, sou advogado, professor universitário e novo colunista deste portal. Como primeiro artigo acho importante que os leitores saibam quem é a pessoa por trás da tela e um pouco da sua história. 

Sou filho de uma mãe que dedicou e dedica a vida para os filhos e de um pai que sempre trabalhou para prover tudo pra casa e pros filhos, muita das vezes abrindo mão de prazeres como sair para um restaurante ou mesmo um lanche para não tirar nada de dentro de casa. Foi assim que a minha personalidade focada em trabalho e conquistas foi moldada. 

Graças a eles, com todo o esforço, pude frequentar boas escolas e cursar uma faculdade. Todo o dinheiro da família praticamente era somente para o ensino dos filhos e para alimentação. Com isso fui aprendendo que somente se conquista as coisas com trabalho e estudo, assim como aprendi a dar valor ao dinheiro.  

Vendo todo esse esforço sempre tive em mente que deveria fazer valer cada centavo e privação que eles passavam, com isso sempre tentei ser o melhor em tudo, seja na escola ou faculdade. 

Quando terminei a escola, passei em Administração na Universidade Federal do Amazonas e por ser um sonho meu e do meu pai, acabei fazendo uma privada em Direito também. Certo dia meu pai me perguntou se eu preferiria fazer dois cursos mal feitos ou um curso bem feito. Tomei a decisão de sair do curso de administração ainda no primeiro período e ir atrás de um estágio voluntário de Direito, que pouco tempo depois passou a ser remunerado. Depois de vários estágios, acabei fazendo concursos. Depois de 1 ano e meio cursando Direito passei no concurso da Secretaria de Educação de Manaus, porém não consegui ficar mais do que dois anos, pois percebi que a vida estável e sem aquela “correria diária” não me agradaria. Então decidi adentrar a iniciativa privada passando no processo seletivo de Trainee de Gerente de loja em uma grande empresa do varejo de eletrodomésticos, me apaixonando pela vida corrida. 

No fim do curso de Direito fui aprovado na OAB e, logo após me formar, com ajuda de alguns gestores, decidi sair e tentar a advocacia. Depois de algumas tentativas de trabalhar em escritórios de outras pessoas, optei por abrir o próprio. Peguei todo o dinheiro que tinha guardado e decidi abrir uma salinha alugada em um prédio comercial. Com poucos recursos e nem clientes fechados, criei a meta de conseguir dinheiro pra pagar as contas do mês e desde então sigo assim. 

 Alguns anos e mudanças de endereço, vendo que as coisas estavam indo bem e que estava com muito trabalho acumulado, conheci o meu atual sócio, Ricardo Puça. Inicialmente fizemos acordos verbais que duraram quase dois anos e vendo que os objetivos eram comuns, a confiança mútua, formalizamos a sociedade. Hoje estamos trabalhando para ter um dos maiores escritórios de advocacia da região norte.  

A construção, os planos, as dificuldades e os degraus subidos são diários. Com o passar do tempo aprendemos que nenhum negócio dá certo se você não acreditar nele, e nem progride sem a valorização das pessoas, a busca constante pela excelência e sem a melhoria contínua. Sendo assim, sempre aconselho todos que me perguntam a se planejar e começar, pois quem pensa muito no que pode dar errado, acaba não começando!

João Lucas Vieira – Advogado 

Sócio-proprietário do escritório JL Vieira Advogados 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui