O ex-ministro das Finanças britânico, Rishi Sunak, e a secretária das Relações Exteriores, Liz Truss, chegaram, nesta quarta-feira (20), à fase final da disputa pela liderança para substituir o primeiro-ministro Boris Johnson.
Sunak recebeu 137 votos e Truss garantiu 113. A ex-secretária de Defesa Penny Mordaunt foi eliminada da disputa com 105 votos.
Johnson renunciou ao cargo de líder do partido no início deste mês, após uma série de escândalos que levaram a dezenas de renúncias ministeriais. Dez conservadores concorreram para substituí-lo e, em cinco rodadas de votação, os membros do parlamento reduziram para duas.
Sunak liderou todas as rodadas de votação entre os legisladores conservadores, mas é Truss quem parece ter ganhado a vantagem até agora entre os 200.000 membros do partido governista que finalmente escolherá o vencedor.
A reta final de uma disputa de semanas colocará Sunak, um ex-banqueiro do Goldman Sachs que elevou a carga tributária para o nível mais alto desde a década de 1950, contra Truss, uma convertida ao Brexit que prometeu cortar impostos e regulamentação.
Quem triunfar quando o resultado for anunciado em 5 de setembro herdará algumas das condições mais difíceis na Grã-Bretanha em décadas. A inflação está a caminho de atingir 11% ao ano, o crescimento está estagnado, a ação industrial está em alta e a libra está perto de baixas históricas em relação ao dólar.
Rishi Sunak
Rishi Sunak anunciou sua candidatura à liderança com um vídeo de campanha no qual prometeu enfrentar o difícil cenário econômico com “honestidade, seriedade e determinação”, em vez de sobrecarregar as gerações futuras.
Sunak, 42, tornou-se ministro das Finanças no início de 2020 e foi elogiado por um pacote de resgate econômico da Covid-19, incluindo um programa caro de retenção de empregos que evitou o desemprego em massa.
Liz Truss
Liz Truss, a ministra das Relações Exteriores, tem sido a queridinha das bases do Partido Conservador e regularmente lidera as pesquisas de membros do partido realizadas pelo site Conservative Home.
Truss tem uma imagem pública cuidadosamente cultivada e foi fotografada em um tanque no ano passado, ecoando uma famosa foto de 1986 de Thatcher.
FONTE: Por REUTERS