Depois do Brexit, problemas no comércio têm atingido a Irlanda do Norte. Os paramilitares do país favoráveis ao Reino Unido, então, retiraram seu apoio ao acordo de paz, que previa que não haverá controles de pessoas e bens entre a Irlanda do Norte e a Irlanda.
Grupos paramilitares da Irlanda do Norte favoráveis ao Reino Unido disseram na quarta-feira (3) ao primeiro-ministro Boris Johnson que eles estão tirando, temporariamente, seu apoio ao acordo de paz de 1998, por estarem preocupados com as consequências do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia.
Os grupos afirmaram que se opõem de uma forma pacífica. No entanto, o aviso aumenta a tensão sobre a situação do Brexit na ilha da Irlanda.
A Irlanda do Norte é parte do Reino Unido, mas fica na mesma ilha da Irlanda, que é um país independente.
Durante décadas, houve um conflito interno na Irlanda do Norte entre aqueles que queriam se separar do resto do Reino Unido e os que pretendiam permanecer.
Em 1998, após três décadas de confrontos, foi assinado um tratado de paz, conhecido também como Acordo de Belfast ou Acordo da Boa Sexta-Feira.
Os paramilitares leais ao Reino Unido disseram que estão preocupados com os problemas que o Brexit causou no comércio –na Irlanda do Norte, alguns produtos pararam de chegar (veja mais abaixo).
Eles enviaram uma carta a Boris Johnson.
Eles afirmaram que a oposição é pacífica, mas afirmaram também o seguinte: “Por favor, não subestimem a força desse sentimento nesse tema na família unionista. Se você ou a União Europeia não estão preparados para honrar o acordo integralmente, então você será responsável pela destruição permanente do acordo”.
Os paramilitares disseram que só voltarão a apoiar os termos do acordo de paz de 1998 quando forem resolvidos os problemas de comércio entre a Irlanda do Norte e o resto do Reino Unido.
Foi o resto do Reino Unido, eles afirmam, que romperam com suas garantias ao acordo de 1998.
Problemas com o Brexit
Preservar a paz na Irlanda do Norte foi um dos maiores desafios do Brexit.
Por ele, não há barreiras entre a Irlanda do Norte e a Irlanda. O problema é que a Irlanda faz parte da União Europeia.
Assim, é possível que bens e pessoas atravessem a fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte sem controles.
Desde 2021, quando o Brexit entrou em vigor, a Irlanda do Norte tem tido problemas para importar uma série de bens da ilha da Grã-Bretanha.
FONTE: G1 AM