Início Mundo Após saída definitiva, lojas do McDonald’s na Rússia reabrirão sob nova marca

Após saída definitiva, lojas do McDonald’s na Rússia reabrirão sob nova marca

Relançamento será no Dia da Rússia, feriado patriótico que celebra a independência do país

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McDonald's anunciou no mês passado a venda de suas lojas na Rússia para um dos franqueados locais, Alexander Govor 21/08/2014 REUTERS/Maxim Zmeyev

O próximo domingo (12) marcará uma nova era para os amantes de fast-food da Rússia, já que as antigas lojas do McDonald’s reabrirão sob nova direção, mais de três décadas após a chegada da rede ocidental ao país.

O relançamento será no Dia da Rússia, feriado patriótico que celebra a independência do país, no mesmo local emblemático da Praça Pushkin, em Moscou, onde o McDonald’s abriu a primeira loja na Rússia, em janeiro de 1990.

O McDonald’s anunciou no mês passado a venda de suas lojas na Rússia para um dos franqueados locais, Alexander Govor.

O acordo marcou uma das saídas de negócios da Rússia mais importantes desde que o país iniciou a guerra contra a Ucrânia em 24 de fevereiro.

Os icônicos arcos dourados do McDonald’s foram retirados das lojas em Moscou e São Petersburgo e os locais receberão um novo logotipo composto por batatas fritas e hambúrguer contra um fundo verde. A reabertura vai ocorrer em 15 locais em Moscou e seu entorno.

O nome da nova rede continua sendo um segredo bem guardado. Uma mudança no nome do aplicativo do McDonald’s na sexta-feira para ‘My Burger’ gerou algum entusiasmo online, mas a equipe de imprensa da rede disse que isso era apenas temporário, informou o RBC Daily.

Data marcante

Govor disse que planeja expandir a nova marca para mil lojas em todo o país e reabrir todos os pontos da rede dentro de dois meses.

“O dia da abertura é importante porque é a primeira vez que os consumidores poderão realmente sentir, tocar e ver a marca e o que ela representa”, disse ele.

“É importante qual será a reação e, obviamente, as pessoas irão compará-lo ao McDonald’s.”

O McDonald’s possuía 84% das quase 850 lojas da rede em toda a Rússia e assumiu um prejuízo de até 1,4 bilhão de dólares após a decisão de sair do país e vender os ativos para Govor, cuja empresa russa GiD já administrava 25 delas.

No ano passado, o McDonald’s gerou cerca de 9%, ou US$ 2 bilhões, de sua receita na Rússia e na Ucrânia. O McDonald’s tem o direito de recomprar as lojas na Rússia dentro de 15 anos. Muitos termos da venda para Govor ainda seguem sob sigilo.

A agência russa de notícias TASS disse na quarta-feira que o McDonald’s permanecerá aberto como de costume nos aeroportos e estações de trem em Moscou e São Petersburgo até 2023, citando uma fonte próxima ao Rosinter Restaurants, outro franqueado da rede.

FONTE: Por REUTERS

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