O governo brasileiro foi pego de surpresa pela informação de que o presidente Donald Trump irá cancelar a emissão de vistos a 75 países, incluindo o Brasil.
A informação foi divulgada pela rede de televisão americana Fox News. O objetivo seria coibir candidatos considerados propensos a se tornarem um encargo público.
Segundo relatos feitos à CNN Brasil, o governo brasileiro não foi avisado oficialmente sobre a decisão do governo americano.
Por isso, a orientação tem sido a de adotar cautela e aguardar que a gestão de Donald Tump oficialize a decisão, já que não detalhes sobre o alcance da medida.
O governo brasileiro também aguarda esclarecimento do presidente americano sobre a cobrança de uma sobretaxa de 25% aos países com relações comerciais com o Irã.
Segundo apurou a CNN, caso o presidente americano leve adiante a ameaça, Lula está disposto a telefonar a Trump para convencê-lo de que a relação comercial entre Brasil e Irã é majoritariamente focada em segurança alimentar.
As exportações brasileiras ao Irã somaram, no ano passado, US$ 2,9 bilhões. As vendas são concentradas no agronegócio, sobretudo milho e soja, que representam 87% do total.
As importações são ainda menores, um total de US$ 84 milhões. Elas se concentram em fertilizantes, adubos, frutas e castanhas.
“Por hora, segue tudo normal. Não teve nada formalizado ainda”, disse à CNN o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. “Vamos com calma. Essa é orientação do presidente: diálogo é a palavra”, acrescentou.
FONTE: Por CNN





































