Início Brasil Moradores relatam apagão em várias regiões do país

Moradores relatam apagão em várias regiões do país

Segundo Ministério de Minas e Energia, falta de luz foi causada por incêndio em subestação no Paraná; ONS confirmou que ocorrência atingiu todo o Brasil

0
FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil

Moradores de estados de todas as regiões do país relataram falta de energia elétrica na madrugada desta terça-feira (14). De acordo com apuração da analista da CNN Isabel Mega, o governo federal investiga as causas de um incêndio na Subestação de Energia de Bateais, a 30 km de Curitiba, no Paraná, que teria provocado o apagão em todo o país.

Em Avaré, no interior paulista, usuários relataram mais de uma hora sem luz. No Ceará, moradores de Pacatuba, Ipueiras e Cariús mencionaram apagão total por cerca de 30 a 40 minutos.

Enel São Paulo afirmou que a interrupção afetou 937 mil clientes da distribuidora na madrugada, às 0h32, e foi causada pela atuação do ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga), de responsabilidade do ONS (Operador Nacional do Sistema).

“O procedimento de corte de carga – conhecido como ERAC – acontece de forma automática, quando alguma ocorrência é identificada no SIN (Sistema Interligado Nacional), para proteger o sistema elétrico”, completou a empresa.

Segundo a Enel, a energia foi restabelecida e normalizada para todos os clientes em 8 minutos, por volta das 0h40.

Enel Ceará e a Enel Rio também informaram a queda de energia no mesmo horário, e apontaram a atuação do ERAC como causa. No Ceará, o fornecimento foi restabelecido às 0h59, atingindo cerca de 530 mil clientes. No Rio, o fornecimento foi normalizado às 1h22, após afetar 277 mil clientes no estado.

Ainda no Rio de Janeiro, a Light RJ informou que às 0h31 houve atuação do ERAC devido a contingência no Sistema Interligado Nacional. Houve atuação de dois estágios do esquema definido pelo ONS, com interrupção para 11 subestações da Light, afetando parte da Baixada Fluminense, zona Norte e zona Oeste do Rio, em um total de 450 mil clientes. A operação foi normalizada às 01h05.

Neoenergia informou em nota que o problema no SIN afetou o fornecimento de energia em diversas regiões do Brasil. Entre as áreas impactadas estão trechos das concessões da empresa na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, além de partes de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

No Amazonas, a concessionária Amazonas Energia informou que o fornecimento foi restabelecido em todo o estado e que o desligamento teve origem fora de sua área de concessão. Em nota, a concessionária afirmou que o sistema foi normalizado por volta das 3h.

Apagão foi causado por incêndio em subestação e atingiu o país inteiro

Em nota à imprensa, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) confirmou que, às 0h32 desta terça-feira (14), houve uma ocorrência no SIN (Sistema Interligado Nacional) que provocou a interrupção de cerca de 10 mil megawatt de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

O ONS confirmou que a ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kV e ocasionando a abertura da interligação entre as duas regiões. No momento, a região Sul exportava cerca de 5 mil megawatt para o Sudeste/Centro-Oeste.

Na região Sul houve perda de aproximadamente 1.600 megawatt de carga. Nas demais regiões, houve atuação do ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga). No Nordeste a interrupção foi da ordem de 1.900 megawatt, no Norte de 1.600 megawatt e, no Sudeste, de 4.800 megawatt.

“Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que em até 1h30min todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30min após a ocorrência”, informou o ONS.

O operador disse ainda que uma reunião com os principais agentes envolvidos na ocorrência está programada para ser realizada ainda hoje. O ONS deverá realizar ainda uma reunião preliminar de Análise da Perturbação para início de elaboração do RAP (Relatório de Análise da Perturbação) até a próxima sexta-feira (17).

FONTE: Por CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui