Um vídeo que circulou nas redes sociais no último fim de semana mostra urnas eletrônicas sendo transportadas na carroceria de uma picape aberta e sem segurança, no interior do Amazonas.
No vídeo, a picape aparece com várias urnas empilhadas. Ao final da gravação, a pessoa que filmou se aproxima do veículo e mostra as caixas que indicam que se tratam de urnas eletrônicas.
Nesta segunda-feira (30), a zona eleitoral com sede em Itacoatiara realizou uma coletiva de imprensa para esclarecer que atende os municípios de Itacoatiara, Urucurituba, Itapiranga, Silves, Urucará e São Sebastião do Uatumã, mas não soube informar a origem das urnas. Desde o dia 27, as urnas eletrônicas dos municípios estão sendo preparadas e as mídias estão sendo geradas.
A Justiça Eleitoral da 3ª Zona Eleitoral de Itacoatiara/Urucurituba afirmou que as urnas do vídeo são de outros municípios e garantiu que nenhuma urna foi violada, assegurando que todas chegaram aos seus destinos.
A zona eleitoral acrescentou que o transporte de urnas para outros municípios, como no caso do vídeo, é de responsabilidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que já foi notificado sobre a situação.
FONTE: Por G1 AM