Início Destaques Detran vai notificar motoristas com exame toxicológico vencido no AM

Detran vai notificar motoristas com exame toxicológico vencido no AM

Falta de exame toxicológico gera multa gravíssima no valor de R$ 1.467,35.

0
Ausência de exame toxicológico considerado infração gravíssima confere penalidade de multa com fator multiplicador de cinco vezes. — Foto: Divulgação/Secom

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informou que, por determinação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), vai notificar todos os condutores das categorias “AC”, “AD”, “AE”, “C”, “D” e “E” que estejam com o exame toxicológico vencido. No Amazonas, 55 mil motoristas poderão ser autuados por não estarem em conformidade com o que prevê o artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

O condutor tem até o dia 30 deste mês para solicitar o rebaixamento de categoria e não ser notificado. 

O artigo 165-D do CTB considera infração gravíssima deixar de realizar exame toxicológico, com penalidade de multa com fator multiplicador de cinco vezes. A falta de regularização também gera multa gravíssima no valor de R$ 1.467,35. 

Os condutores com idade inferior a 70 anos serão submetidos a novo exame a cada 2 anos e seis meses. 

“Com essa determinação, todos os motoristas abordados em uma fiscalização, ou não, serão autuados pela falta de regularização do exame toxicológico. É bom destacar que após a notificação, o condutor poderá seguir o rito normal da infração, podendo recorrer caso esteja em conformidade com a lei”, explica o coordenador do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) do Detran-AM, Gilberto Lira. 

Após 30 dias do vencimento do prazo estabelecido, ele afirma que o artigo nº 165-B, do CTB, diz que conduzir o veículo para o qual seja exigida habilitação nas categorias “C”, “D” e “E” sem realizar o exame toxicológico é considerado infração gravíssima, com suspensão do direito de dirigir por três meses. 

O teste laboratorial busca aferir o consumo de substâncias psicoativas que, comprovadamente, comprometam a capacidade de direção e deverá ter janela de detecção mínima de 90 dias, dentro das normas estabelecidas pelo Contran.

FONTE: Por CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui