A companhia aérea Gol, em recuperação judicial nos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira prejuízo líquido de 1,1 bilhão de reais no quarto trimestre do ano passado, revertendo resultado positivo de 231 milhões obtido no mesmo período de 2022.
A companhia apurou um resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) recorrente de 1,62 bilhão de reais no período, alta de 38,3%.
O resultado foi apoiado em parte em redução de 23% no custo com combustível de aviação, aumento de 9,2% no indicador de preços de passagens yield, para 52,61 centavos de real, e uma taxa de câmbio mais favorável.
A empresa encerrou o trimestre passado com crescimento de 6,7% na receita líquida, que chegou a 5,04 bilhões de reais.
Pedido de recuperação judicial
A companhia aérea apresentou um processo de recuperação judicial à justiça dos Estados Unidos no final de fevereiro em um processo conhecido como Chapter 11. Como justificativa, a empresa alegou que o objetivo é reestruturar suas dívidas.
O pedido foi aceito pela justiça americana dias depois. Com isso, a Gol recebeu aprovação para um empréstimo de US$ 1 bilhão, após sanar preocupações de um grupo de credores que temiam ser preteridos na operação.
FONTE: Por CNN