O serviço de inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) está sendo ofertado para moradoras em situação de rua de Manaus através do “Consultório na Rua”. O procedimento gratuito está disponível para este grupo desde o segundo semestre de 2023.
Para quem desejar receber o contraceptivo, é necessário fazer testes, dentre os quais estão a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e de gravidez. Em seguida, passa por uma anamnese, uma conversa entre a equipe e a paciente, a fim de esclarecer dúvidas e dar orientações sobre o método contraceptivo.
Após essa etapa, a usuária também assina o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, documento que informa estar ciente dos aspectos que envolvem a inserção do DIU.
O acompanhamento da paciente é feito no período de 30 a 40 dias após inserção, depois semestral e anualmente.
O Consultório na Rua fornece medicação e absorventes para os períodos menstruais, já que o DIU pode aumentar o fluxo da menstruação e as cólicas nos primeiros meses. Também há oferta de medicação trimestral (disponível no SUS), para aquelas que podem e desejam dar uma pausa na menstruação e reduzir o desconforto inicial.
FONTE: Por G1 AM