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Sistema de matrículas da rede pública de ensino do AM reabre para alunos que perderam prazos nesta segunda-feira

Processo pode ser feito on-line, ou presencialmente nas unidades de ensino.

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Alunos em sala de aula na rede de ensino do Amazonas — Foto: Euzivaldo Queiroz/Seduc

O sistema de matrículas da rede pública de ensino do Amazonas reabriu para alunos que perderam prazos, nesta segunda-feira (22). O processo pode ser feito on-line, ou presencialmente nas unidades de ensino.

Alunos, pais ou responsáveis, que perderam o prazo das matrículas ou transferências na rede pública de ensino, poderão realizar a reserva da vaga, ou mudança de unidade escolar. O atendimento aos estudantes retardatários será contínuo para todas as modalidades, de acordo com a disponibilidade de vagas nas escolas estaduais.

Atualmente, há 17.821 solicitações de matrículas em aberto. Os dados são da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e da Empresa de Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam).

Segundo a gerente de matrículas da Seduc Amazonas, Irlanda Araújo, as vagas que não foram preenchidas estarão disponíveis no sistema para que os alunos possam, no primeiro momento, fazer a reserva de vaga.

“Agora, nós avançamos para um outro momento dentro do calendário de matrículas, que é o atendimento aos estudantes retardatários. Essa fase tem como objetivo preencher as vagas remanescentes, que retornam ao sistema, caso o responsável não efetive a confirmação da matrícula, com a entrega de documentos”, pontuou Irlanda.

Após a conclusão do processo de reserva, o responsável pelo aluno tem até três dias úteis para comparecer à escola e confirmar a matrícula mediante a apresentação de toda a documentação do mesmo. Caso não haja a entrega de documentos, o candidato perde a vaga e a mesma volta para o sistema.

Reserva de vaga on-line

No formato on-line, as reservas deverão ser feitas pelo portal https://matriculas.am.gov.br. Após esse procedimento, os alunos, pais ou responsáveis, precisam comparecer na escola no período de até três dias com a documentação do aluno para confirmar a matrícula.

Documentação

Os documentos necessários para a matrícula de novos alunos, são:

  • Comprovante de escolaridade original:
  • Guia de transferência;
  • Histórico Escolar;
  • Declaração de transferência (com validade de 30 dias) caso o candidato venha da rede particular, federal, de outro estado ou municipal do interior do estado)
  • Certidão de nascimento (original e cópia).
  • CPF e RG (original e cópia) do aluno do ensino médio.
  • Cartão de vacinação (cópia).
  • Duas fotos 3X4 recentes do aluno.
  • Documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula, do aluno menor de idade.
  • Comprovante de residência atualizado (até 30 dias da data de apresentação).
Calendário

Com a abertura do prazo para os retardatários, a Secretaria de Educação dá continuidade ao Calendário de Matrículas iniciado em dezembro de 2023, com a rematrícula automática dos alunos.

Até o momento, 365,8 mil alunos já estão matriculados, em todas as modalidades de ensino, segundo a Seduc.

Novos Alunos

No período de 17 a 19 de janeiro, 35.829 novos alunos garantiram sua reserva de vagas no portal de matrículas e presencialmente em unidades de ensino da rede estadual.

FONTE: Por CNN

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