O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) vai sediar, nesta quarta-feira (5), o primeiro encontro de um comitê criado para discutir a situação da saúde pública do Amazonas. Há cinco dias, médicos que atendem na rede reduziram os atendimentos cobrando o pagamento de salários atrasados.
Segundo o governador Wilson Lima, o encontro com a categoria aconteceria nesta terça.
A reunião será presidida pela presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins, e contará com a presença de representantes da Secretaria de Saúde do estado (SES) e da categoria, além da Assembleia Legislativa (Aleam), Defensoria Pública (DPE) e o Ministério Público (MP).
O objetivo principal do encontro, segundo o TCE, é buscar soluções para a crise e priorizar o atendimento à população.
“Nosso objetivo é, por meio do diálogo entre as instituições, chegar a uma solução que beneficie a todos os amazonenses”, destacou a conselheira.
Segundo um documento apresentado pelas cooperativas de saúde ao estado, ao menos 15 empresas estariam com pagamentos referentes aos anos de 2021 e 2022 atrasados, bem como dos meses de agosto, setembro e outubro de 2023.
O documento também solicita um cronograma para receber os meses de novembro e dezembro de 2023, além de garantir o pagamento no orçamento de 2024.
No dia 30 de novembro, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) instituiu investigação por meio de Inquérito Civil para apurar a situação. Nesta terça-feira (5), o órgão ministerial e a DPE recomendaram que a categoria retome o serviço o quanto antes.
FONTE: Por G1 AM