O governo da Venezuela anunciou, neste domingo (15), em comunicado oficial, que enviará mais de 30 toneladas de ajuda humanitária à Faixa de Gaza nos próximos dias.
O material faz parte de um plano de apoio direto e constante ao povo palestino, de acordo com o comunicado.
Segundo o chanceler venezuelano Yvan Gil, em postagem no X (antigo Twitter), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o presidente do Estado da Palestina, Mahmoud Abbas, tiveram uma conversa por telefone para tratar sobre a “terrível situação na Faixa de Gaza”.
“Ambos os líderes coincidiram na exigência de um cessar-fogo imediato e no estabelecimento de um canal humanitário para enviar ajuda à população, assim como no restabelecimento da lei internacional”, escreveu o chanceler venezuelano.
O comunicado também enfatizou a demanda da comunidade internacional e das autoridades das Nações Unidas para a consolidação de um Estado palestino como forma para alcançar a paz.Além disso, Maduro reiterou o “apoio incondicional da Venezuela à causa palestina e a sua autoridade, como forma de alcançar esses objetivos”.
Anteriormente, a Venezuela condenou os ataques com mísseis de Israel que atingiram os aeroportos internacionais de Damasco e Aleppo, ambos na Síria.
Em outro comunicado, no início da guerra de Israel, o governo venezuelano expressou profunda preocupação com a evolução dos acontecimentos e pediu negociações para alcançar a paz.
FONTE: Por CNN