A atriz norte-americana e ganhadora do Oscar Viola Davis e seu marido, o ator e produtor Julius Tennon estarão em Salvador entre os dias de 3 a 5 de novembro para o festival Liberatum Brasil, um evento global multidisciplinar para exaltar a contribuição cultural afro-brasileira.
Outras atrações anunciadas nesta segunda-feira (25) são a cantora Iza, a primeira pessoa negra a vencer o Prêmio Nobel de Literatura, a escritora Wole Soyinka e a cantora baiana Majur.
Viola, Tennon, Iza, Soyinka e Majur se juntarão a vários outros nomes como os homenageados da edição, a cantora Alcione e o ator Morgan Freeman, entre outros, como embaixadores Culturais e Agentes de Mudança Globais nesta iocasião dedicada à Excelência Cultural Negra, Igualdade e Diversidade.
Estado mais africano
A Bahia é considerado o estado mais africano do Brasil, com mais de três quartos dos seus 15 milhões de habitantes tendo raízes na África. Salvador, sua capital, tem a maior população afrodescendente do mundo fora do continente africano, de acordo com o festival.
Mais de 80% da população de Salvador é de origem africana. O Liberatum Brasil terá um programa multidisciplinar inspirador para defender a igualdade, inclusão e diversidade com foco especial na cultura preta.
Desde 2001, os ex-participantes, convidados, homenageados, ganhadores e colaboradores do Liberatum incluíram os ganhadores do Prêmio Nobel VS Naipaul e Tawakkol Karman, Pelé, Nicole Kidman, Will Smith, Cher, Gore Vidal, Zaha Hadid, Mark Ruffalo, Susan Sarandon, Pabllo Vittar, Hilary Swank, Vivienne Westwood, Tilda Swinton, Michael Douglas, Frank Gehry, David Hockney, Francis Ford Coppola, Zoe Saldana e Pharrell Williams, para citar apenas alguns.
FONTE: Por CNN